20.4 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Secretário de saúde diz que Piauí está em período ‘extremamente crítico’ da pandemia

Secretário Estadual da Saúde, Florentino Neto - Foto: Roberta Aline

O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou, nesta terça-feira (3), que o estado vive um período ‘extremamente crítico’ na pandemia da Covid-19. A declaração foi feita após o boletim epidemiológico divulgado na noite de terça, onde foram confirmados 1.004 novos casos e 22 óbitos pela doença em 24 horas.

“É um período extremamente crítico, que nos preocupa muito, e com o agravante de que estamos em uma situação de alta exigência por leitos. O nível de ocupação dos leitos de UTI e leitos clínicos alto, alta mortalidade, recordes no número de casos identificados e, além disso, saber que mais de 20 estados brasileiros estão na mesma situação”, declarou.

Para o gestor, a situação grave é uniforme em quase todo o país. “É um fator preocupante que eleva o aspecto crítico que estamos vivendo”, disse Florentino Neto.

Leitos hospitalares

O secretário informou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está aumentando os leitos hospitalares. Na terça, foram anunciados novos leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em Teresina.

Contudo, Florentino afirmou que a capacidade de ampliação é limitada. “Temos caminhões levando mais três leitos para Piripiri e mais cinco leitos para Parnaíba, onde, depois, vamos aumentar mais cinco, além destes”, disse.

A previsão é que, em breve, outros dois leitos sejam instalados em Piripiri, que chegou a 100% da taxa de ocupação na terça. Em articulação com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, a Sesapi vai implantar outros cinco leitos no HU-UFPI.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais