34.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosPatos do Piauí

Espaço Cidadão tem beneficiado a população com a expedição de documentos em Patos

Uma notícia veiculada esta semana em diversos meios de comunicação contou o desafio de um agricultor identificado por José Valdo da Silva, de 45 anos, residente na região do povoado Cajueiro, zona rural do município de Patos do Piauí, que se deslocou de bicicleta até a cidade de Betânia do Piauí, distante cerca de 100 km, para retirar sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A notícia do agricultor que desafiou as distâncias em busca de sua Carteira ganhou repercussão nas redes sociais, e acabou sendo utilizada por um pequeno grupo de pessoas para criticar a administração do município de Patos do Piauí. Segundo os críticos, o agricultor teria se descolado por mais de 100 km porque o município não estaria oferecendo o serviço.

NOTÍCIA RELACIONADA:
Agricultor viaja mais de 100 Km de bicicleta para tirar carteira de trabalho

As críticas foram rebatidas pelo Governo Municipal, que divulgou uma nota onde afirma que a sala do Espaço Cidadão, uma iniciativa da atual gestão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem atendido a população com a emissão de diversos documentos.

O Espaço Cidadão funciona diariamente das 8h ás 12h e das 14h ás 17h horas, e tem atendido a população. Segundo dados da Assistência Social, já foram emitidas e entregues 70 carteiras de identidade. Outras 18 foram solicitadas e estão sendo aguardadas. No Espaço, também funciona a Junta de Serviço Militar, que expede o Certificado de Alistamento Militar.

cidadania patos

O modelo tradicional da Carteira de Trabalho era expedida no Espaço da Cidadania, em Patos. No entanto, com o lançamento do modelo digital, o sistema do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) teve que ser atualizado e a emissão ficou suspensa em todo o Brasil, sendo liberado agora em 2016.

O prefeito municipal Agenilson Teixeira Dias já assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Superintendência  Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Piauí, para a emissão da nova  Carteira de Trabalho digital. Uma funcionária do município foi capacitada em Teresina e o município aguarda a liberação do sistema.

No Piauí, apenas algumas cidades como Teresina, Piripiri, Picos e José de Freitas estão aptos a emitir a nova Carteira. Os demais municípios que assinaram o Acordo de Cooperação Técnica estão aguardando a liberação, inclusive, Patos do Piauí.

A Secretaria de Assistência Social destacou, ainda, que o trabalhador que já tem a Carteira de Trabalho convencional não precisa de uma nova carteira digital. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

O novo sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira, sendo confeccionada em material mais resistente mais durável, que garante as informações não se perca com o tempo e o uso.

O município, através do sistema, envia as informações para o Estado, onde o mesmo libera e emite a Carteira e envia de volta para ser entregue pelo município.

 

 

 

 

Do Cidadesnanet

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais