21.9 C
Jacobina do Piauí
15 de junho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralSimplício Mendes

3ª Oficina de Formação reforça compromisso com a inclusão e diversidade cultural em Simplício Mendes

O Ponto de Cultura Comunidade Capoeira, em Simplício Mendes/PI, sediou entre os dias 5 e 7 de fevereiro a 3ª Oficina de Formação, promovida pelo Pontão de Cultura “Cultura ao Alcance de Todos”. O evento reuniu atividades voltadas para Teatro, Audiovisual, Artesanato e Cultura Popular, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Capoeira e a valorização da diversidade cultural.

A iniciativa reafirma o compromisso com a inclusão e o fortalecimento da cultura como ferramenta de transformação social. Durante a oficina, participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, aprimorar conhecimentos e fortalecer laços culturais dentro da comunidade.

O evento contou com a presença de importantes nomes da cena cultural. Para César Crispim, diretor do Grupo Escalet de Teatro de Floriano e Coordenador Geral do Pontão de Cultura “Cultura ao Alcance de Todos”, a oficina desempenha um papel essencial na formação cultural e social:

> “A cultura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. A oficina permite a troca de saberes entre diferentes expressões artísticas e reforça a importância da valorização das tradições culturais populares.”

Mestrando Pardal, coordenador do Ponto de Cultura Comunidade Capoeira, ressaltou a importância da capoeira e da diversidade cultural no evento:

> “A capoeira representa resistência, ancestralidade e inclusão. Realizar essa oficina em nosso espaço é um marco, pois fortalece a cultura local e amplia as oportunidades para novas gerações conhecerem e se apropriarem de sua identidade cultural.”

A 3ª Oficina de Formação foi contemplada pelo EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MINC – Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 2023, CULTURA VIVA – FOMENTO A PONTÕES DE CULTURA – A POLÍTICA DE BASE COMUNITÁRIA RECONSTRUINDO O BRASIL. O evento recebeu apoio e financiamento do Governo Federal – Ministério da Cultura, além do incentivo da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, do programa Cultura Viva, e das instituições parceiras Grupo Escalet de Teatro de Floriano, Ponto de Cultura Comunidade Capoeira e do Pontão de Cultura “Cultura ao Alcance de Todos”.

A programação foi realizada no Auditório Iolanda Araújo Brito e se consolidou como um momento de aprendizado, valorização das raízes culturais e fortalecimento do laço entre os fazedores de cultura da região.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais