27.8 C
Jacobina do Piauí
19 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Wellington Dias trata com o Fida sobre operação de crédito para o Piauí

Wellington Dias - Foto Roberta Aline / Ascom

O governador Wellington Dias se reuniu, por videoconferência, nesta quinta-feira (6), com a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, e representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), instituição parceira do Piauí em projetos importantes como o Viva o Semiárido e Projeto de Geração de Emprego e Renda (Progere).

Na reunião, foi discutido um projeto de criação de barragens nos rios da região do semiárido para acumular água para o período de seca. “Temos uma operação de crédito com o Fida, que é um fundo vinculado à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), social e ambiental e tem por objetivo garantir que tenhamos, por exemplo, um conjunto de pequenas barragens nos rios do semiárido. Já temos exemplos bem-sucedidos, como a Barragem do Marrecas e do Rio Piauí, a ideia é ter sucessivos barramentos que, no período chuvoso, acumulam água e no período mais seco soltamos a água das barragens”, explicou Wellington Dias.

O projeto atenderá tanto às necessidades do meio ambiente como dos agricultores. “As barragens também terão a função de garantir a umidade do semiárido suficiente para recuperar mata ciliar e ajuda a repor o lençol freático, além de permitir a produção da população ribeirinha, voltada a trabalhar com irrigação, com reflorestamento e agricultura. Vamos aprofundar a calha dos rios em alguns pontos para a piscicultura e permitir o abastecimento necessário de povoados, assentamentos e cidades à margem desses rios. É um projeto que tem uma parte que é operação de crédito e outra é do Fundo Mundial do Clima, ou seja, uma compensação ambiental com o nosso estado”, ressaltou governador.

Wellington frisou que o projeto será modelo para outros estados do Nordeste. “Esse projeto é um modelo, um parâmetro para um projeto maior com os estados do Nordeste na Câmara Técnica da Agricultura Familiar e do Meio Ambiente, no qual, nesta sexta-feira (7), teremos uma agenda já para aprovação do projeto da Câmara Técnica da Agricultura Familiar e instalação desse grupo de trabalho para completar o projeto nessa área ambiental”, afirmou Dias.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais