34.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Wellington Dias sanciona lei que garante mãe amamentar filho durante concurso no Piauí; saiba como funciona

Wellington Dias

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), sancionou a lei que garante mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos na administração pública direta e indireta no estado. A lei nº 7.737 foi publicada no Diário Oficial.

Na determinação, as mães podem amamentar crianças de até seis meses de idade durante a realização de provas ou de etapas avaliatórias em concursos públicos, mediante prévia solicitação à instituição organizadora.

A mãe deverá, no dia da prova ou da etapa avaliatória, indicar uma pessoa acompanhante que será a responsável pela guarda da criança durante o período necessário. A genitora terá o direito de proceder à amamentação a cada intervalo de 2 horas, por até 30 minutos, por filho.

Durante o período de amamentação, a mãe será acompanhada por fiscal. O tempo despendido na amamentação será compensado durante a realização da prova, em igual período.

O direito previsto nesta lei deverá ser expresso no edital do concurso, que estabelecerá prazo para que a mãe manifeste seu interesse em exercê-lo.

Concursos federais

Desde do dia 18 de outubro, a Lei Federal 13872/19 já garantia às mães lactantes o direito de amamentar seus filhos, de até seis meses, durante provas de concursos públicos, mas somente na administração pública direta e indireta dos Poderes da União.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais