28.1 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEntretenimentoGeralInternacional

Visitantes podem realizar passeio virtual à Serra da Capivara; saiba como

Pedra Furada P.N. Serra da Capivara, PI © Copyright Fotografias - Renato Grimm www.bemtevibrasil.com.br

Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, agora pode ser visitado de forma virtual. O passeio virtual pode ser feito de qualquer lugar e torna possível que pessoas de todo o mundo conheçam o parque em uma experiência imersiva com imagens de alta resolução.

A plataforma online foi desenvolvida em colaboração entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), que visa divulgar e atrair público ao parque. “A iniciativa representa uma ferramenta crucial de divulgação e apreciação desse patrimônio cultural. É uma abordagem inovadora que permite acesso universal de pessoas do mundo inteiro, promove a preservação ambiental e cultural. Também é um instrumento de educação, conscientização e difusão cultural”, afirma Marian Rodrigues, diretora do Parque Nacional Serra da Capivara.

O acesso virtual possibilita a apreciação da biodiversidade e pinturas rupestres da unidade de conservação, promovendo a preservação e visibilidade nacional e internacional do parque. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a diversidade do acervo arqueológico e biológico do Parque Nacional Serra da Capivara possui alguns dos vestígios mais antigos da presença humana no Brasil e nas Américas.

“É uma inovação tecnológica, com imagens de alta resolução. É uma oportunidade de atrair novos públicos e desenvolver novos projetos, parcerias. Pessoas podem estar em qualquer lugar e fazer esse passeio prévio ao parque. Ou seja, essa visitação virtual não apenas supera barreiras geográficas, mas também desempenha um papel vital na preservação, na educação, na promoção, principalmente, do Parque Nacional Serra da Capivara. Isso permite que as suas belezas e sua importância sejam apreciadas de forma global”, finaliza a diretora.

“Essa visitação virtual não apenas supera barreiras geográficas, mas também desempenha um papel vital na preservação, na educação, na promoção, principalmente, do Parque Nacional Serra da Capivara. Isso permite que as suas belezas e sua importância sejam apreciadas de forma global”.

Marian Rodriguesdiretora do Parque Nacional Serra da Capivara

Os interessados podem acessar a plataforma através do endereço disponível no portal do Serviço Geológico e no Instagram do Parque Nacional Serra da Capivara.

Parque bateu recorde visitações em 2023

O Parque Nacional Serra da Capivara bateu recorde visitações em 2023, segundo dados divulgados no começo deste ano pela administração local do espaço. Foram 36.732 turistas, incluindo visitantes brasileiros e internacionais. Entre os visitantes internacionais, a maior parte veio de países como Estados Unidos, França e Alemanha. Entre os visitantes nacionais, o maior número foi de moradores aqui mesmo do Piauí, de São Paulo e de Pernambuco.

Ana Laís Carvalho, sob supervisão de Maria Clara Estrêla / O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais