24.3 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
ConcursosInternacional

Concurso da ANA oferta 40 vagas e salário de R$ 16,4 mil; veja edital

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico / Foto reprodução

As inscrições do concurso da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estão abertas. O órgão oferece 40 vagas para o cargo de especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico.

O salário inicial é de R$ 16.413,35 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A função é destinada a candidatos com diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de formação. Confira o edital!

Os candidatos podem se inscrever, até 21 de fevereiro, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame. As provas serão realizadas em 28 de abril em Teresina e todas as outras capitais do país.

As duas etapas do concurso são divididas da seguinte forma: a primeira é composta por provas objetivas, discursiva e de avaliação de títulos, enquanto a segunda conta com um curso de formação, a ser realizado exclusivamente em Brasília (DF), local de atuação dos aprovados.

Antes do processo seletivo deste ano, o último realizado pela ANA para nível superior aconteceu em 2008, quando o órgão ofereceu cargos de especialistas e analistas administrativos. Quatro anos depois, em 2012, um novo certame admitiu técnicos administrativos de nível médio.

O que faz um especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico?

Segundo a ANA, o especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico exerce atividades que envolvem regulação, outorga, inspeção, fiscalização e controle do uso e da prestação de serviços públicos em ambas as áreas.

“Os aprovados contribuirão com a elaboração de normas de referência e a implementação e avaliação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, além de outras tarefas previstas no edital”, acrescentou a agência.

O que é a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)?

Criada em 2000, a ANA desempenha o papel de reguladora das águas de domínio da União em seus diversos usos – abastecimento humano e animal, indústria, irrigação agrícola, geração de energia, navegação, pesca, aquicultura e mineração.

Após a promulgação do novo Marco do Saneamento Básico, em 2020, o órgão recebeu também a atribuição de editar normas de referência para serviços que incluem abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Fonte; O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais