24 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Veja como transferir título de eleitor pela internet

Titulo de Eleitor - Foto: divulgação TSE-PI

O eleitor que mudou de cidade, estado ou país pode fazer a transferência do título de eleitor de forma digital. Para transferir, basta acessar a página do Título Net. A transferência é feita de forma simples, rápida e gratuita, sem que a pessoa precise se deslocar a um cartório eleitoral para fazer essa atualização. Confira o passo a passo abaixo:

1. Antes de fazer o pedido, é necessário verificar se existe algum débito com a Justiça Eleitoral, o que pode ser feito na mesma aba, clicando em ATENDIMENTO AO ELEITOR > Consultar Situação Eleitoral (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor). Caso exista alguma pendência, é só resolver.

Veja como transferir título de eleitor pela internet - (Reprodução)Reprodução

Veja como transferir título de eleitor pela internet

2. Feita a conferência e estando tudo certo ou resolvida a pendência, é preciso agora, para o procedimento de transferência, acessar o site do TRE-PI ou o site do TSE, clicar em Título NET e Atendimento ao Eleitor (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/);

3. Escolha a opção “Atualize seu endereço” e, em seguida, siga os procedimentos solicitados na tela.

Veja como transferir título de eleitor pela internet - (Reprodução)Reprodução

Veja como transferir título de eleitor pela internet

4. Após fazer a autenticação, anexe os documentos solicitados. São obrigatórios: foto segurando seu documento de identificação; Cópia digitalizada ou foto de seu documento de identificação, como RG, carteira de trabalho, carteira profissional ou passaporte; comprovante de vínculo com o município, emitido no mínimo nos 3 meses anteriores, em nome do solicitante ou de seus pais, como conta de energia ou água.

5. Completadas as etapas indicadas no autoatendimento, é só aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral.

Transferência só poderá ser feita até o dia 9 de maio

O cadastro de eleitores é fechado somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitores aptos a votar. Por isso, a transferência de domicílio eleitoral, assim como o cadastro de novos eleitores, só pode ser feita até 150 dias antes do pleito eleitoral. Este ano, o serviço só estará disponível até o dia 9 de maio, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 6 de outubro.

O mesmo prazo vale para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência às urnas nas três últimas eleições, bem como para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

Importante destacar que, para as eleitoras e eleitores brasileiros que têm domicílio eleitoral no exterior (Zona Eleitoral do Exterior) e têm mais de 18 anos – com exceção dos idosos com mais de 70 anos e dos analfabetos –, o voto é exigido apenas nos pleitos para presidente e vice-presidente da República.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais