22.7 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPicos

Um Milhão de Oportunidades: projeto visa oportunizar carreiras a estudantes

Ccom PMP

Em busca de garantir os direitos das crianças e adolescentes na cidade de Picos, uma equipe técnica da Secretaria de Educação (SEME), juntamente com o mobilizador do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Matusalém Almeida, estão visitando as escolas da Rede Municipal de Ensino para incentivar os jovens a realizarem a inscrição na plataforma “Um Milhão de Oportunidades”.

Equipe técnica da Secretaria de Educação (SEME), visitando as escolas da Rede Municipal de Ensino. Foto: Daniel Holanda.

De acordo com a pedagoga do Selo Unicef em Picos, a Professora Inês Costa: “Além de todas as escolas do município que têm o ensino fundamental II, nós vamos abranger também umas três escolas estaduais, porque quando se fala de jovens e adolescentes a gente não se limita somente ao município, tem que estender a toda a educação básica” disse Inês.

Pedagoga do Selo Unicef em Picos, a Professora Inês Costa. Foto: Daniel Holanda.

A professora Inês destacou, ainda, que a articuladora do Selo Unicef em Picos, professora Noêmia Marques, atual Secretária de Educação, fez a adesão à plataforma e assumiu o compromisso de não deixar nenhum aluno, dentro da faixa etária de idade do programa da UNICEF, fora do processo de inscrição.

Mobilizador do NUCA, Matusalém Almeida. Foto: Daniel Holanda.

Na oportunidade, o mobilizador do NUCA, Matusalém Almeida,  afirmou que o Prefeito de Picos, Gil Paraibano, se comprometeu de criar 30 vagas de estágio remunerado dentro da administração municipal. “O Prefeito de Picos estará enviando um Projeto de Lei à Câmara Municipal ainda neste ano para criar uma parceria com as empresas privadas para geração de estágios remunerados aos adolescentes que forem selecionados nesse processo, e também  serão  criadas mais 30 vagas de estágio dentro da administração municipal”,  pontuou o mobilizador do NUCA.

Sobre o programa

O Programa foi lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no dia 28 de novembro e a iniciativa foca em jovens brasileiros entre 14 a 24 anos. Para realizar as inscrições os jovens precisam acessar a plataforma através do link: https://1mio.com.br/register

O programa foi feito em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), empresas e a sociedade civil e tem por objetivo remediar os efeitos da crise em um momento em que o Brasil possui a maior população de jovens e adolescentes de sua história.

Em dois anos, a organização pretende oferecer 1 milhão de oportunidades de carreira com foco em quatro pilares: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo; e acesso ao mercado de trabalho.

Confira mais Imagens!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais