24.3 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralPiauí

UFPI suspende por um ano abertura de novas turmas para o curso de Educação Física

Foto: Site UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu não ofertar novas turmas para o curso de Educação Física no ano de 2024. A decisão foi tomada pela Câmara de Ensino de Graduação da instituição e foi divulgada nesta quinta-feira (30). Segundo o comunicado feito pela instituição, a decisão se dá por conta da constatação de um equívoco na oferta de vagas para ingresso no curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro e no segundo semestre de 2023.

Em 2023, o curso passou por uma mudança no currículo que passou a prever a oferta de 50 vagas por ano, com ingresso no primeiro semestre. Porém, no segundo semestre de 2023, também foram ofertadas 50 vagas. O erro consistiu na troca da oferta semestral por anual.

Isso aconteceu porque, a partir de 2023, o curso de Educação Física passou a ofertar vagas para ingresso em Bacharelado Licenciatura. Até 2022, o curso oferecia duas turmas por ano, no primeiro e no segundo semestre, apenas para licenciatura em Educação Física. Com a nova estruturação a vigorar a partir deste ano, passou a adotar 50 vagas por ano, ou seja, apenas com oferta no primeiro semestre de cada ano, com os alunos ingressando juntos, e dividindo, a partir do meio do curso, metade da turma para bacharelado, e a outra para licenciatura.

Isso significa que em 2023, deveria ter sido ofertada apenas uma turma de 50 vagas no primeiro semestre.  Só em junho de 2023 a coordenação e o departamento de Educação Física acionaram a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para que fosse retificado o erro. O quadro de professores e a estrutura do curso seriam aquém da possibilidade de oferta.

“Solicita-se providências desta Pró-reitoria visto que o DEF (Departamento de Educação Física) não dispõe de professores suficientes para atender a demanda criada por este equívoco e que perdurará por no mínimo 4 anos”, diz trecho de memorando assinado pela chefe de departamento Diones Machado do dia 29 de junho.

Após passar por diversas instâncias da UFPI, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação entendeu que não era mais possível alterar a oferta que já havia sido feita, por conta do cronograma do Sisu, e decidiu não ofertar novas vagas em nenhum dos dois semestres para o ano de 2024. A decisão passou a vigorar com a aprovação na Câmara de Ensino de Graduação (CAMEN) em 18 de outubro de 2023.

A reportagem entrou em contato com a coordenação do curso de Educação Física e com a pró-reitora de Ensino de Graduação mas, até o fechamento da reportagem, não teve retorno. O espaço está aberto para os esclarecimentos.

Veja nota da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) divulga nota à comunidade com o objetivo de informar à comunidade interna e externa que nas próximas edições do SISU (2024.1 e 2024.2) não serão ofertadas vagas ao curso de Educação Física/CCS. A informação que será veiculada foi aprovada pela CAMEN, conforme RESOLUÇÃO CAMEN/PREG/UFPI Nº 430/2023 que consta na página 25.

Por Roberto Araujo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais