18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TRE-PI: 750 mil eleitores precisam fazer cadastro biométrico a partir desta segunda (4)

A partir desta segunda-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reiniciará o recadastramento biométrico, que abrangerá 750 mil eleitores em todo o estado. A expectativa é de que 70% dos piauienses já votem com o reconhecimento da impressão digital nas eleições municipais de 2016.

 

O desembargador Edvaldo Pereira de Moura, presidente do TRE-PI, estará nesta segunda-feira (4), às 9h, no auditório da secretaria de educação em Barras, na solenidade do lançamento dessa nova fase do recadastramento biométrico. Às 13h, a solenidade será no cartório de Campo Maior. Na terça-feira (5), às 10h, será a vez do cartório de São Raimundo Nonato receber o magistrado.

De 4 de maio até 30 de outubro, o TRE-PI vai atender os eleitores de 18 municípios de cinco zonas eleitorais. De acordo com o Tribunal, os eleitores serão atendidos em dias úteis, de 7h às 13h, nas sedes dos cartórios eleitorais: Barras, Campo Maior e São Raimundo Nonato.

A ação irá abranger a 6ª Zona Eleitoral (Barras, Boa Hora e Cabeceiras), 7ª e 96ª Zonas Eleitorais (Campo Maior, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco), e na 13ª e 95ª zonas (São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Jurema, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca).

Os eleitores devem levar título de eleitor original, comprovante de endereço (original e cópia), e documento de identidade oficial com foto (original e cópia). Quem não comparecer pode ter o título de eleitor cancelado e ficar impedido de obter passaporte, receber salário de cargos públicos, ser nomeado em concursos ou obter empréstimos de bancos oficiais, por exemplo.

Em 2014, dos 2.345.694 eleitores aptos a votar no Piauí, 853.541 já tinham o cadastro biométrico – o correspondente a 36,63% do eleitorado do estado. O novo sistema foi usado em Teresina, Cajueiro da Praia, Floriano, Francisco Santos, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca e Piripiri.

 

 

Fonte: Fábio Lima / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais