8 de maio de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

TJ-PI instala novo centro para solução de conflitos no Piauí nesta sexta

Foto: Divulgação/UESPI

Em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-I) inaugura, na manhã desta sexta-feira (10), mais um Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

A nova unidade será instalada no campus Clóvis Moura, localizado na região do Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. Ao todo já são 21 CEJUSC em todo o Piauí, 12 deles espalhados apenas na capital.

Para a juíza Lucicleide Pereira Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a iniciativa está em consonância com o entendimento de responsabilidade social idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Significa que a política se fortalece a cada dia, em busca da solução consensual de conflitos, com intuito de sistematização de instrumentos efetivos para pacificação social e prevenção de litígios, rumo à humanização do Judiciário”, afirmou a magistrada.

Os CEJUSCs oferecem para a população o serviço de conciliação e mediação, por meio de profissionais capacitados, seja na fase processual ou ainda quando não há processo na Justiça, além do atendimento e a orientação às pessoas que possuem dúvidas e questões jurídicas.

Dados do Nupemec mostram que, mensalmente, 1.200 pessoas são atendidas em médias pelos centros de conciliação no Estado com atendimentos de secretaria, orientação e encaminhamento, 400 delas somente nas unidades de Teresina.

Resolutividade

Além de enfatizar a importância da criação de um centro de conciliação de conflitos na região do Grande Dirceu, o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJ-PI, destaca o impacto dos CEJUSCs para resolução célere das demandas que ali chegam.

“Isso vai desafogar os cartórios, juizados, entre outras demandas judiciárias e aquele determinado problema vai ser resolvido, com um resultado muito promissor e positivo, além de atender as partes que vão resolver suas questões mais rapidamente”, avalia o presidente.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais