O deputado estadual Wilson Brandão fez um retrospecto dos 180 anos do parlamento brasileiro e piauiense e disse que o grande desafio é recuperar a credibilidade do parlamento. Em alusão a data, a sessão da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), desta segunda-feira (04), será realizada na Câmara Municipal de Oeiras.
“Há alguns anos estamos sofrendo uma crise de credibilidade no parlamento brasileiro, que envolve as Câmaras Federais, Senados e Assembleias Estaduais. Precisamos trabalhar para resgatar o prestígio com a sociedade piauiense e brasileira. A Alepi, de uns 10 anos para cá criou meios de comunicação- como a TV e a Rádio Assembleia – com intuito de aproximar o eleitor, abrir debates internos. Outro canal de aproximação são as audiências públicas”, disse o parlamentar, em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira(04).
Ele ainda destacou pontos altos e baixos da história do legislativo estadual e relembrou momentos que a Assembleia esteve fechada por dois momentos: De 1930- 34 e de 1937-45.
“Os 180 anos do poder legislativo é um fato relevante. Essa história começou em Oeiras, ficou lá na capital, província do Piauí, até 1852 e veio para Teresina ficando como Assembleia Provincial até 1889, com o advento da República. A partir daí se transformou em Câmara dos Deputados do Piauí e somente em 1930 se transforma em Assembleia Legislativa dos Deputados do Piauí”.Nestes períodos não houve Assembleia Legislativa, Câmara Federal e nem Senado. Os governadores eram interventores e os prefeitos eram nomeados pelos governadores estaduais. Por outro lado, de 45 a 64, tivemos períodos de plena democracia, quando tivemos o debate pleno de ideias em nosso parlamento. Também houve aquele período difícil da ditadura”, reitera.
“Mitos e histórias da política piauiense”
Em continuidade às comemoração dos 180 anos do parlamento, o deputado estadual irá lançar, nesta terça-feira (05), antes da sessão plenária da Alepi, o livro “Mitos e histórias da política piauiense”, no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade. A obra é um relato sobre as personalidades da política estadual desde a criação do parlamento.
“O livro retrata parte da história dos 180 anos de legislativo estadual. Ele traz a história da política piauiense partidária e as eleições estaduais que ocorreram de 1945, com a queda de Getúlio Vargas quando caiu o Estado Novo e o Brasil foi redemocratizado, até 2014”, explica.
O livro está sendo reeditado e ampliado, a primeira edição é de 2006. O parlamentar ressalta que a obra é uma contribuição para a classe política piauiense e é indicado para pesquisadores, estudantes.
Fonte: Graciane Sousa / Cidade Verde