31.5 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
AcauãCaridade do PiauíDestaqueGeral

TCE determina bloqueio de contas de Prefeituras e Câmaras Municipais do Piauí por falta de prestações de contas

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio das contas e notificou prefeituras e câmaras municipais. As gestões ainda têm prazo para regularizar a situação antes que o bloqueio seja de fato realizado.

A decisão, publicada em Diário Oficial, foi aprovada em plenário nessa quarta-feira (30). A justificativa, segundo o Tribunal, seria o atraso e ausência na entrega de prestação de contas referentes ao Exercício Financeiro de 2023, assim como a falta de documentos e informações essenciais ao TCE-PI.

Caso sejam bloqueadas as contas, a ação impede que os gestores dessas realizem saques, pagamentos ou qualquer outra movimentação financeira até que as irregularidades que motivaram essa decisão sejam devidamente corrigidas e a conta seja desbloqueada.

“É importante esclarecer que as decisões monocráticas são autorizações de bloqueio e que o bloqueio efetivo só se dá quando chega o ofício do Tribunal no banco. No intervalo entre a notificação e a criação das representações, muitas pendências já são resolvidas e o processo segue para o arquivamento”, explicou Liana Campelo, diretora de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas do TCE.

Assim que for confirmado o cumprimento das exigências que levaram a essa medida, e isso for devidamente atestado pelo órgão de fiscalização, será feito o encaminhamento imediato do pedido de desbloqueio das contas.

Foram notificadas, segundo o TCE, as prefeituras de Luís Correia, Corrente, Cajazeiras do Piauí, Campo Maior, Colônia do Piauí, Itaueira, Lagoa do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Piripiri e Sebastião Barros.

As prefeituras de Luís Correia e Corrente informaramque as pendências já foram solucionadas. O TCE informou que as duas gestões não terão as contas bloqueadas.

As Câmaras Municipais foram notificadas nas cidades de: Acauã, Batalha, Cajueiro da Praia, Caridade do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoinha do Piauí, Passagem Franca e São Braz do Piauí. A câmara de Acauã, conforme o TCE, teve as pendências regularizadas após a notificação.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais