O setor de serviços no estado do Piauí sofreu queda de -0,8% no mês de março. Este é o terceiro mês seguido em que o estado apresenta queda na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comparação ocorre com os mesmos meses do ano anterior.
Nos últimos doze meses, o Piauí teve queda acumulada de -1%. Em todo o Brasil, apenas outro cinco estados apresentaram redução no setor, que são Maranhão (-9,5), Mato Grosso (-6,3), Acre (-5,9%), Roraima (-5,5%) e Amazonas (-4,6).
Com a queda, reduz-se também a receita gerada pela prestação de serviços na unidade federativa. O Piauí possui, hoje, o menor índice de receita do país no setor. Com maior crescimento na receita está o estado de São Paulo, com quase 10% de incremento no setor.
A média brasileira, por outro lado, apresentou crescimento nominal de 6,1%, na comparação com igual mês do ano anterior, superior às taxas de fevereiro (0,9%) e janeiro (1,8%), retornando aos patamares de abril e setembro de 2014. A taxa acumulada no ano atingiu 2,9% e em 12 meses, 4,6%.
Veja o índice completo:
Fonte: IBGE.
Dentre os serviços analisados pela pesquisa estão aqueles prestados às famílias, como alimentação e alojamento; os de informação e comunicação; profissionais, administrativos e complementares e serviços de transportes e correios.
Fonte: Cidade Verde