24.9 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalSaúde

Sesapi firma parceria com Hospital Beneficência Portuguesa para fortalecimento de Atenção à Saúde

Florentino Neto / Foto: Sesapi

O secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, junto com a vice-governadora Regina Sousa estiveram reunidos com representantes do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, para apresentação do projeto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o hospital, que vai permitir o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde.

O objetivo desse projeto é articular pactos regionais a partir do fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde nas macrorregiões de saúde, compostas por um conjunto de municípios adjacentes e que farão parte do Plano Estadual de Saúde. Como explica a diretora de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio.

“O propósito é implementar um processo de planejamento regional integrado nos 224 municípios do Piauí. Vamos trabalhar com os gestores municipais para o engrandecimento e buscar quais as prioridades em saúde de cada região para serem consolidadas no Plano Estadual de Saúde”, destaca.

Com a implantação do projeto será instalado um time articulador, integrado por profissionais que passarão por um processo de formação que irá ajudar os gestores a desenhar Planos Regionalizados de Integração específicos em cada região do estado.

“Vamos trabalhar conjuntamente com o estado, Conselho de Secretários Municipais de Saúde e mais atores. Nosso projeto vai até 2023 e neste primeiro ano será realizada a etapa de planejamento para definir a forma como vamos executar. E hoje com a presença da vice-governadora e do secretário Florentino Neto podemos perceber o compromisso do estado com esta ação”, disse  Cintia Costa, coordenadora do projeto de regionalização do Hospital Beneficência Portuguesa.

Por meio dessa parceria, cada macrorregião poderá compartilhar estruturas e serviços hospitalares a partir de fluxos assistenciais regionalizados, contribuindo para otimizar o uso dos recursos nas diversas esferas de saúde.

“A Sesapi junto com essa parceria poderá reforçar toda a rede de saúde, desde a atenção primária até a alta complexidade. Fazendo com que todos os gestores possam evoluir com seus serviços de saúde”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Da redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais