27.3 C
Jacobina do Piauí
15 de maio de 2024
Cidades em Foco
AcauãBetânia do PiauíGeralJacobina do PiauíJaicós

Semarh divulga resultado final da certificação do Selo Ambiental do ICMS Ecológico 2023

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) divulgou, nesta sexta-feira (11), o resultado final da certificação do Selo Ambiental 2023, para concessão do ICMS Ecológico aos municípios do estado. Ao todo, 168 municípios foram certificados entre os selos A, B e C. A divulgação foi realizada em solenidade no Centro de Educação Ambiental, em Teresina.

Entre os municípios piauienses que concorreram à certificação, 114 alcançaram o Selo A, o que corresponde a 62,08%. Quanto ao Selo B, 30 municípios obtiveram a certificação, 16,56%. E 24 municípios (13,26%), conseguiram o Selo C. Este ano, a previsão do repasse de ICMS Ecológico é de R$ 51.949.011,85.

“O resultado apresentado hoje é muito positivo para a política pública ambiental nos municípios do nosso estado. Toda a eficiência e transparência desse processo é resultado do trabalho cuidadoso que a Semarh realizou”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira.

Durante a solenidade, a coordenadora da Comissão de Avaliação de Desempenho Ambiental (CADAM), Leila Freire, ressaltou os aprimoramentos promovidos pela Semarh para garantir os avanços observados no processo de certificação. “Foram várias inovações e aprimoramentos que otimizaram esse importante trabalho”, disse. “A publicação do Decreto Estadual n° 21.996/2023, por exemplo, aperfeiçoou a certificação ambiental e garantiu mais agilidade, transparência e eficiência”, destacou a coordenadora.

Outras mudanças foram: a comprovação, por parte dos municípios concorrentes, da efetivação de suas ações no âmbito municipal e a atenção à plantação de mudas e bem estar animal. Além disso, durante o processo, a Semarh promoveu treinamentos em auditoria de certificação, aos seus auditores fiscais ambientais, sendo o primeiro processo que contou com a realização de vistorias de constatação “in loco” das ações.

A transparência ainda é mantida após a divulgação do resultado. Todos os processos e suas respectivas documentações estão integralmente disponíveis para acesso via SEI!, a qualquer usuário externo.

Para as medidas de melhoria nesse trabalho, a pasta contou com as contribuições do Ministério Público do Piauí (MPPI), da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Confira o resultado final no site da Secretaria, clicando aqui.

Fonte: Ascom Semarh

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais