24 C
Jacobina do Piauí
19 de julho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Semarh divulga previsão do tempo para o Piauí de 9 a 13 de novembro; Estado não está dentro da onda de calor

Sol / Calor/ Temperatura / Foto: Climatempo
Por Meio Norte

Entre os dias 10 e 15 de novembro, uma massa de ar seca e quente estará bloqueando a alta troposfera, impedindo a entrada de umidade. Assim, uma onda de calor se desenvolverá e estará influenciando em altas temperaturas que poderão ficar até 5ºC acima do normal para a época.

O Piauí não estará dentro do polígono principal desta onda de calor, mas os sistemas serão alterados. A previsão é que em alguns municípios das mesorregiões centro-norte e norte a temperatura máxima chegue a 40º com umidade mínima abaixo dos 20%.

A previsão é que as maiores temperaturas ocorram entre 13 e 15 (nesta última data a previsão indica as maiores temperaturas). Não existe nos modelos de previsão indicativos de temperaturas que cheguem a 43ºC, mas como geralmente o mês de novembro apresenta mais umidade e temperaturas mais amenas que outubro, tem-se a previsão de máximas que podem chegar próximos a 41ºC.

INMET EMITE ALERTA DE CALOR PARA 5 ESTADOS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido a uma onda de calor que deve elevar as temperaturas em cinco estados até sexta-feira (10). Contudo, há a possibilidade de que o fenômeno se estenda e intensifique. Atualmente, o alerta abrange áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Conforme o Inmet, as temperaturas nessas regiões podem superar até 5ºC acima da média, com máximas ultrapassando os 42ºC em cidades do Centro-Oeste. O instituto alerta para a possibilidade de a onda de calor persistir e intensificar a partir de sábado (11), ampliando sua influência para mais estados brasileiros, com temperaturas ainda mais elevadas. Segundo o Climatempo, na segunda-feira (13), municípios de Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo e Minas Gerais podem registrar temperaturas acima dos 40ºC.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais