33 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoSaúde

Sedentarismo na pandemia está levando à piora de doenças crônicas

Mesmo que não seja nas condições ideais, é fundamental manter a prática de atividades físicas — Foto: Istock Getty Images

Nesse momento difícil da pandemia de Covid-19, a maioria da população considera que suspender as atividades esportivas não fará falta. Esse é um erro de conceito que escutei até de esportistas regulares. Mas não, não podemos deixar para depois de jeito algum! Repito: de jeito algum devemos abandonar os exercícios, que devem ser feitos mesmo em condições não ideais, adaptados em casa ou em outro local sem aglomerar.

O que temos visto é a piora das doenças crônicas como angina, hipertensão arterial descontrolada, obesidade e insuficiência cardíaca, diabetes e até arritmias. Doenças que, além da medicação, tinham nos exercícios físicos um braço importante do tratamento, curativo. A atividade física é importante na manutenção da saúde e da força física, que tanta diferença farão em quem for infectado pela Covid-19 ou outras viroses.

Insistimos nas recomendações médicas: cuidados higiênicos sanitários, uso de máscaras em todo lugar que formos, podendo apenas tirá-las em casa. E a única chance de bons resultados a longo prazo é a VACINAÇÃO! Mas qual vacina devo procurar? A que estiver sendo fornecida pelas autoridades. Querer escolher não é , neste momento , da nossa alçada.

Para os tratamentos médicos, seja em casa, seja internado numa enfermaria, seja mais grave e necessitando de UTI, os hospitais seguem atualmente novos protocolos, de acordo com a gravidade e diferentes dos tratamentos do ano passado. São protocolos, agora, muito mais eficientes. Por isso, recomenda-se seguir o que o médico prescrever, não vale a pena pressionar o profissional para prescrever outros medicamentos e tratamentos.

Fonte: GloboEsporte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais