20 de abril de 2024
Cidades em Foco
AcauãBela Vista do PiauíCampo Alegre do FidalgoCurral Novo do PiauíDestaqueEducaçãoGeralIsaías CoelhoJacobina do PiauíMarcolândiaPatos do PiauíQueimada Nova

Secretaria de Educação do Piauí promove evento para anúncio de investimentos e parceria com UNICEF; veja fotos

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), por meio da Assessoria do Regime de Colaboração, realizou nesta terça-feira (27) o Pacto pela Educação, evento reservado para anúncio dos investimentos e ações na educação estadual durante todo o ano letivo. O momento foi organizado no Diferencial Eventos, localizado em Teresina-PI.

Com objetivos educacionais e interdisciplinares, objetivando a melhoria das estratégias de ensino e planejamento da pasta, a solenidade contou com a presença dos prefeitos, dirigentes municipais de educação, gerentes regionais de educação e técnicos responsáveis pelo censo escolar nas GREs e municípios.

Além da divulgação das novas ações do Pacto pela Educação, o momento serviu para os participantes ouvirem a palestra ‘Regime de colaboração: o caminho para ampliação das oportunidades educacionais’, ministrada por Daniel Carlos da Costa (Associação Bem Comum), bem como participarem das oficinas para o plano de trabalho e censo escolar.

Durante a solenidade, foi feita a assinatura da parceria com o UNICEF para o uso da plataforma de Busca Ativa Escolar, desenvolvida com o objetivo de identificar, cadastrar e acompanhar crianças ausentes e evitar os riscos de evasão escolar. De acordo com a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, o projeto foi abraçado pelos prefeitos.

“Foi um evento importantíssimo, onde assinamos o termo de adesão do Estado com a plataforma desenvolvida pelo UNICEF. Não queremos deixar nenhuma criança fora da escola. A mobilização dos municípios é muito importante porque precisamos desse regime de colaboração, assim iremos fortalecer ainda mais as nossas ações”, afirmou.

O secretário de educação do estado do Piauí, Washington Bandeira, comentou sobre a importância da parceria entre estado e municípios, bem como acerca do programa de investimentos para obter resultados positivos e avançados na pasta. Segundo o secretário, serão investidos R$ 50 mi na educação, considerando o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), repasses nos programas de transporte escolar e reformas nas instituições.

“É o estado apoiando os municípios na oferta de qualidade do ensino da primeira infância. Nós queremos chegar nos melhores índices de alfabetização na idade certa. Para os repasses, os municípios precisam seguir diretrizes, preenchendo os dados do censo corretamente e cumprindo as metas educacionais”, explicou.

Prefeito do município de Caridade do Piauí e presidente de Associação Piauiense de Municípios (APPM) Toninho de Caridade enfatizou a parceria de resultados construída ao longo dos processos. O representante acredita que, com as estratégias levantadas, será possível colher frutos positivos nas provas externas, além de reduzir a evasão escolar.

“Somos gratos por essa parceria, porque garante resultados. Tenho certeza que teremos muitas informações que irão surpreender. É um momento importante, para que possamos fortalecer ainda mais. O ensino infantil e fundamental é de responsabilidade do município, mas temos que prepará-los para o futuro. O regime de colaboração só fortalecerá a educação do estado do Piauí. Não tenho dúvidas que despontará como uma das melhores do Brasil”, pontuou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais