25.9 C
Jacobina do Piauí
19 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralTecnologia

Secretaria de Aviação Civil vistoria aeroportos do interior do Piauí

Integrantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) estão no Piauí realizando visitas aos aeroportos dos municípios de Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) representa o Governo do Estado em uma comissão que é formada ainda por técnicos da Empresa de Serviços Aeroportuários (Esaero) e o deputado estadual, Fábio Novo.

Os terminais estão incluídos no programa de aviação regional da SAC que é responsável pela construção e reforma de 270 aeroportos no interior do país, que deverão passar por cinco etapas até a conclusão das obras. Ao todo, devem ser investidos R$ 7,4 bilhões com recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). O objetivo da iniciativa é aproximar os brasileiros de um terminal aeroportuário.

Eduardo Bernardi, diretor do Programa Federal de Aeroportos da SAC, relata que vários projetos em todo o país estão sendo avaliados, passando da fase preliminar para a fase de anteprojeto, que é a etapa final da tomada de decisão dos investimentos que serão feitos. Segundo ele, o Piauí está próximo de receber investimentos.

“Vários projetos estão na última fase, isto é, último passo para fazer a licitação de obras. Então, nós estamos visitando, em vários estados, os aeroportos para tirar as dúvidas principalmente naqueles que tem alguma obra em andamento. No Piauí, a prioridade é ver o que já está realizado. Em São Raimundo Nonato, observamos que as obras já estão em andamento pelo Governo do Estado e que há pontos a concluir para solicitar a homologação junto à Anac. Aqui vamos fazer alguns investimentos complementares na obra, naturalmente buscando mais segurança para as operações e poder ampliar a capacidade de receber voos regulares do aeroporto”, explica.

De acordo com o secretário da Setrans, Guilhermano Pires, o aeroporto de São Raimundo Nonato se encontra praticamente pronto. A expectativa do gestor é que a homologação saia o mais brevemente possível, já que as pendências solicitadas pela Anac já foram solucionadas. “O objetivo da visita é fazer o levantamento in loco dos investimentos necessários; fazer esse ajuste fino para que a SAC possa fechar os valores e encaminhar à presidência da república para que esta possa autorizar as obras”, descreve.

Pires acrescenta que a Setrans providenciou todas as solicitações feitas pela Anac. “Faremos um relatório fotográfico que será enviado à Agência e estamos torcendo para que logo a pista do aeroporto de São Raimundo Nonato esteja homologada”, destaca o secretário.

 

Vistorias
As vistorias começaram na manhã desta quinta-feira (14). Os aeroportos das cidades de Floriano e Picos foram os primeiros visitados e o secretário, Guilhermano Pires, fez um balanço das necessidades de cada terminal. “O aeroporto de Floriano tem uma condição boa, precisa de uma melhoria na casa de passageiros, na seção de combate a incêndio que a Setrans já está providenciando. A Secretaria de Aviação Civil já fez os levantamentos e investimentos que precisam ser feitos”, adiantou.

Segundo Pires, o terminal de Picos precisará de uma maior atenção e mais recursos. “A cidade de Picos tem de ter um aeroporto regional de alta qualidade e de maior porte. Portanto, como possui a situação mais precária, vai exigir maiores investimentos que já estão garantidos pela presidente Dilma Rousseff”, finalizou.

 

 

 

 

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais