21.4 C
Jacobina do Piauí
12 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Rio Parnaíba entra em cota de inundação em Luzilândia e deve aumentar de nível nas próximas horas

Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou, nesta sexta-feira (12), que o rio Parnaíba, na cidade de Luzilândia, está acima da cota de inundação. Já os rios Longá, em Esperantina, e Marataoan, em Barras, também continuam acima do nível de inundação, mas devem reduzir um pouco nas próximas horas.

De acordo com o boletim, a cota atual do rio Parnaíba em Luzilândia é de 5,76 m, 6 cm acima da cota de inundação, que é 5,70 m. A tendência é o rio permanecer em elevação nas próximas 12 horas, com nível previsto da ordem de 5,79 m, continuando em situação de inundação.

Confira o boletim na íntegra clicando aqui

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 8,06 m, 66 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. A tendência é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores em torno de 7,91 m, mas ainda em situação de inundação.

O nível do rio Marataoan, em Barras, no momento é de 4,51 m, 31 cm acima da cota de inundação, que é de 4,20 m, devendo reduzir lentamente o nível nas próximas 8 horas, caso não sejam observadas chuvas intensas, conservando a atual situação de inundação e cotas da ordem de 4,48 m.

Demais rios

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,72 m, abaixo da cota de atenção, que é 5,50 m, devendo permanecer em equilíbrio nas próximas 8 horas, com cota prevista de 4,73 m, permanecendo em condição de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,85 m, portanto 5 cm abaixo da cota de atenção, que é de 4,90 m, já em situação de normalidade, devendo apresentar redução do nível nas próximas 8 horas, com cotas no entorno de 4,78 m, ficando 12 cm abaixo da situação de atenção.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, localizada em Teresina, é de 7,35 m. O rio está em processo recessivo, devendo chegar a valores da ordem de 7,07 m nas próximas 10 horas, ainda conservando a atual condição de normalidade.

Por Rebeca Lima  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais