31.8 C
Jacobina do Piauí
22 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Relator da CCJ votará por criação de 2 novas vagas de desembargador no TJ

Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) / Foto: Cidades em Foco

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) deve se manifestar favoravelmente à criação de duas novas vagas de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) em sua próxima reunião.

“Na próxima reunião da CCJ levo o relatório e voto. Se tiver quórum, [votarei] pela constitucionalidade”, antecipou o deputado Henrique Pires (MDB), presidente do colegiado e relator da matéria.

As propostas são oriundas de uma resolução aprovada pelo pleno do TJ-PI no dia 03 de outubro. Além de aumentar o número de desembargadores para 22, os dispositivos criam cargos em comissão e funções de confiança para provimento dos respectivos gabinetes.

De acordo com o texto em análise na CCJ, caso haja previsão orçamentária e disponibilidade financeira do Judiciário as duas novas vagas de desembargador deverão ser preenchidas no prazo máximo de um ano.

Segundo o TJ-PI, a ampliação do quantitativo de desembargadores atende ao crescente número de ações originárias e recursos distribuídos no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí nos últimos quatro anos é um dos motivos utilizados para justificar esse aumento.

Após ser apreciado pelos membros da CCJ, o texto seguirá para votação em Plenário e, caso aprovado, encaminhado para a sanção da governadora Regina Sousa (PT).

Outra vaga

O TJ-PI ainda possui uma vaga de desembargador em aberto, deixada após a aposentadoria compulsória do magistrado Francisco Paes Landim ao completar 75 anos de idade no último dia 03 de outubro.

O afastamento de Landim abre vaga para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que deve indicar o novo desembargador pelo Quinto Constitucional.

O Tribunal precisa oficializar a abertura da vaga à OAB-PI para que o órgão inicie o processo. Quem deverá comandar o processo é o desembargador Hilo de Almeida que foi escolhido ontem novo presidente do Tribunal e tomará posse dia 7 de janeiro.

Fonte: Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais