24.7 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralLagoa do BarroQueimada Nova

Queimada Nova tem maior PIB do Piauí; crescimento alavancado pela energia solar e eólica

Cidade de Queimada Nova do Piauí - Foto: Cidades em Foco

O município de Queimada Nova, a 522 km de Teresina, teve o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí, em 2021. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontam que o crescimento foi 111,95%, o equivalente a 18 vezes o crescimento do estado [que cresceu 6,2%] no mesmo período.

O IBGE listou os demais municípios que também tiveram crescimento expressivo em 2021.

– Dom Inocêncio (71,11%)
– Simões (52,52%)
– Lagoa do Barro do Piauí (52,11%)
– Ribeiro Gonçalves (50,87%)
– Ilha Grande (49,56%);
– Uruçuí (47,22%)
– Sebastião Leal (45,15%)
– Baixa Grande do Ribeiro (43,85%)
– Porto Alegre do Piauí (35,93%)

Os dados sobre o PIB, divulgados pelo IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus- Suframa, indicam que o crescimento exponencial nas cidades de Queimada Nova, Dom Inocêncio, Simões, Lagoa do Barro e Ilha Grande se deram em razão do bom desempenho das empresas envolvidas com a atividade de geração e distribuição de energia elétrica, principalmente de matriz energética solar e eólica.

Já em Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro e Porto Alegre do Piauí, a produção agrícola, principalmente de milho e soja, destaques na região do agronegócio piauiense, foram os fatores que alavancaram o PIB.

Por Graciane Araújo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais