30.2 C
Jacobina do Piauí
6 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em Foco

Proprietários rurais têm menos de um mês para fazer o “CAR”

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) fez parcerias visando cumprir a meta de realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 5 de maio. Entretanto, o Ministério do meio Ambiente já admite a possibilidade de ampliar o prazo em um ano. A prorrogação é permitida pelo Lei 12.651/2012 (Código Florestal).

O registro no CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais. Existem no país mais de 5,6 milhões  propriedades rurais que deverão ser cadastradas. Segundo o governo federal, o CAR irá gerar informações para o planejamento de recuperação, controle e investimento socioambiental nas áreas georrefenciadas. Mostrará a base real de demanda de recuperação florestal, e quanto existe de vegetação nativa. Também permitirá a criação de novo mercado, que envolve plantio, recuperação, sementes e mudas de espécies nativas.

A regeneração e a recuperação de áreas degradadas ou desmatadas ilegalmente são fundamentais para garantir oferta de água, biodiversidade e regulação do clima.

O cadastramento é obrigatório e gratuito para todos os proprietários rurais e dispensa a atuação de intermediários no preenchimento dos dados cadastrais.

O CAR tem aproximadamente 40% da área prevista, o que quer dizer 150 milhões de hectares dos 372 milhões de hectares estimados. Em número de imóveis, o cadastro chegou a apenas 14,3%, com 740 mil das 5,1 milhões de propriedades rurais do país.

Os estados e municípios são os responsáveis por fazer o cadastro. Em 2017, quem não estiver inscrito no CAR, não terá acesso a crédito público.

 

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais