25 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralMunicípiosPicos

Picos confirma 25 casos de dengue e há risco de epidemia na cidade

A possibilidade de um nova epidemia de dengue no município de Picos volta a preocupar as autoridades de Saúde no município. A Vigilância Epidemiológica de Picos já contabiliza desde o dia 01 de Janeiro ao dia 06 de abril 135 notificações. Deste número 25 casos já foram confirmados com a doença, e 83 pessoas estão sendo acompanhadas em processo de investigação.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Picos, Sandra Karielly. que apesar do aumento de notificações e da confirmação de casos de dengue, até o momento não se foi catalogado nenhum caso de dengue hemorrágica (estágio mais grave da dengue). ”Houve um aumento significativo nas últimas três semanas, onde tivemos um aumento no número de notificações. A dengue é uma preocupação nacional, muitos municípios estão enfrentado epidemias alarmantes. Mas algo positivo é que ainda não foi registrado nenhum caso de dengue hemorrágica”, disse a coordenadora.

Sandra Karielly ainda ressalta que uma vez sentido os sintomas comuns da dengue é necessário que haja um acompanhamento médico para que não se evolua para um estágio mais grave da doença. O tratamento segundo ela se resume a hidratação constante da pessoa e o uso de medicamento sintomáticos.

“Infelizmente o Serviço de Saúde não consegue combater isto sozinho, é preciso a consciência de cada um enquanto cidadão de cuidar da sua casa, do seu quintal, para que estes ambientes não propensos à plorifelação do mosquito”, enfatiza Sandra Karielly.

Os dados da Vigilância Epidemiológica de Picos apontam que as notificações recebidas são superiores ao mesmo período do ano de 2014.

Virose x Dengue

Uma situação que tem sido recorrente é a “confusão” no diagnóstico da dengue e a virose, que neste período tem acometido grande parte da população picoense. Sanda Karielly destaca que o número elevado de notificações responde também a virose que é comum nesta época do ano, onde circula vários vírus por conta das chuvas.

Fonte: com informações do Portal Riachão Net

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais