24.8 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoVera Mendes

Projeto com uso de energia solar promete purificar água de cisternas no semiárido piauiense

Cisterna / foto ilustrativa reprodução do Arquivo/ Wilson Dias/ Agência Brasil

Um projeto desenvolvido por alunos de pós-graduação em Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tem como objetivo desinfetar a água armazenada em cisternas na zona rural do semiárido brasileiro por meio de um sistema fotocatalítico que utiliza a radiação solar direta para promover a purificação da água. A iniciativa conta com investimento de R$ 25 mil, através do edital Uespi Tech II.

O professor Geraldo Eduardo, coordenador do projeto e docente do curso de Química da instituição, explicou que a proposta é voltada para a desinfecção da água captada das chuvas e armazenada em reservatórios, garantindo maior qualidade para o consumo humano e animal.

“Muitas dessas comunidades consomem água de barreiros ou de caminhões-pipa, frequentemente contaminada por bactérias, fungos e vírus. A ideia é criar um método que não dependa de produtos químicos, como o hipoclorito de sódio, atualmente utilizado”, destaca o pesquisador.

O grupo optou por esse mecanismo após constatar que o hipoclorito de sódio (princípio ativo da água sanitária) não elimina completamente os microrganismos e ainda pode causar intoxicações. Já o sistema desenvolvido pelos estudantes reduz essas contaminações de forma mais segura, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais.

O projeto envolve alunos da pós-graduação e da graduação, que participam do desenvolvimento dos materiais fotocatalíticos, montagem dos protótipos, testes de eficiência microbiológica e visitas técnicas às localidades beneficiadas.

A pesquisa pretende que a tecnologia sirva de modelo para outras regiões do semiárido brasileiro. O sistema ainda está em fase de desenvolvimento e, após finalizado, passará por adaptações conforme as realidades das comunidades onde for implantado.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais