30.6 C
Jacobina do Piauí
5 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Projeto Arte em Cena oferta séries de ações sociais para crianças e adolescentes de baixa renda em Araripina; veja fotos

Arte, cultura e oportunidade. São com essas premissas que o Projeto Arte em Cena, desenvolvido em Araripina-PE, funciona para as crianças e jovens de baixa renda do Alto da Boa Vista. Funcionando de maneira totalmente gratuita, com oportunidade de cursos, o projeto tem como principal proposta ajudar o público infanto-juvenil a enxergar os valores do estudo da arte e do teatro, integrando jogos e atividades sociais para ajudar a comunidade.

A ação social é Idealizada por Robson Guimarães, de 35 anos, ator profissional e professor de teatro formado pelo SENAC. Natural de São Bernardo do Campo, Robson reside há três anos em Araripina, mesmo período que decidiu desfazer-se de um mercadinho para dar continuidade a um projeto que realizava em São Paulo, aproveitando toda a bagagem que construiu desde os tempos de solo paulista.

“O projeto nasceu quando eu cheguei em Araripina e vi a necessidade. Com várias crianças nas ruas, porque não trazer a arte e o teatro para a comunidade? Eu me desfiz do mercadinho e montei um projeto social que fazia em São Paulo quando era professor em uma escola pública”, afirmou.

Robson Guimarães (Foto: Arquivo Pessoal)

Os cursos desenvolvidos para as crianças e jovens possuem certificação e idealiza ressignificar a dignidade de um público tantas vezes negligenciado nas comunidades. Além dos cursos, Robson oferece auxílio para crianças vítimas de abuso ou que presenciaram episódios de alcoolismo na família e, todos os anos, promove festa em alusão ao Dia das Crianças, com colaboração de amigos e empresas, bem como de famosos da área do teatro, reunidos em um perfil com mais de 30 mil seguidores.

“É um projeto que idealiza ajudar o próximo, devolvendo a dignidade para as crianças e jovens. Sou conhecido na região de Pernambuco. Tenho muita gratidão por esse projeto, sempre foi um sonho desde que me formei. Sempre tive vontade de ensinar essa arte maravilhosa, que pode tirar a criança da depressão, desenvolver um autista e fazer coisas que as pessoas consideram impossível. A arte de atuar e fazer teatro é uma forma mágica”, finalizou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais