28.2 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoSimplício Mendes

Produtores do Piauí avançam com 26 mil inseminações do rebanho bovino

Foto: Tavynho Neto

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), promove o programa Piauí +Genética, com atuação em 103 municípios, com 1.250 produtores cadastrados e 1.101 beneficiados diretamente. A iniciativa visa promover o melhoramento genético do rebanho bovino piauiense, assegurando maior produtividade, qualidade e renda para os criadores locais.

Até agora, mais de 26 mil animais foram inseminados, com taxa de prenhez variando entre 49% e 52%, dentro do esperado para a fase atual do projeto. A primeira etapa, realizada entre 2024 e 2025, conta com investimento de aproximadamente R$ 3,3 milhões, destinados à aquisição de material genético, botijões de nitrogênio, serviços de inseminação e 20 reprodutores.

A Sada já organiza a segunda etapa do programa, prevista para 2026, com investimento superior a R$ 6,5 milhões. A nova fase prevê a aquisição de 35 mil doses de sêmen bovino, inseminação de 100 mil animais e fornecimento de nitrogênio líquido para conservação do material genético.

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, enfatizou que a ação vem impulsionando a transformação da atividade pecuária no Piauí, com benefícios visíveis entre os produtores. “O Piauí +Genética busca levar tecnologia e inovação ao campo, garantindo que nossos produtores tenham acesso a animais mais resistentes, produtivos e de alta qualidade, fortalecendo toda a cadeia produtiva por meio do melhoramento genético“, ressaltou o gestor.

O programa oferece sêmen das raças Nelore (corte), Girolando, Holandesa e Gileiteiro (leite), com combinações adaptadas às características de cada região. A inseminação é realizada durante todo o ano, com maior intensidade no período chuvoso, quando as condições favorecem melhores índices de prenhez.

Além do melhoramento genético, o programa integra uma estratégia mais ampla do governo estadual para fortalecer a cadeia produtiva da pecuária, atrair investimentos e estimular a instalação de frigoríficos, por exemplo, agregando valor à produção local e gerando mais oportunidades no campo.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais