35.2 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Presidente do TRE assina carta que define candidatura laranja como “atentado”

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de todo o país divulgaram a Carta do Recife, documento que reúne compromissos e diretrizes para a atuação da Justiça Eleitoral nas eleições de 2026. O texto foi aprovado durante o 90º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), realizado entre os dias 4 e 7 de março, na capital pernambucana.

A carta de acordo com o TSE, consolida decisões adotadas após três dias de debates entre os dirigentes da Justiça Eleitoral sobre temas considerados estratégicos para o processo eleitoral, como o combate à desinformação, a fiscalização de candidaturas e a modernização da gestão dos tribunais.

Um dos pontos destacados no documento é o enfrentamento às fraudes relacionadas à cota de gênero. Os presidentes dos tribunais reforçaram o compromisso de ampliar a fiscalização para identificar candidaturas fictícias e garantir a efetiva participação feminina nas eleições.

“A fraude à cota de gênero não é apenas uma violação legal, mas um atentado à representatividade política. Comprometemo-nos a intensificar a fiscalização sobre candidaturas fictícias, utilizando cruzamento de dados para identificar ausência de atos de campanha ou votação ínfima”, registra trecho da Carta do Recife.

O documento também estabelece ações voltadas ao combate à circulação de informações falsas sobre o sistema eleitoral, especialmente em relação à segurança das urnas eletrônicas e à confiabilidade do processo de votação.

“Pelo monitoramento e resposta rápida no combate à desinformação, implementando núcleos de inteligência para identificar e neutralizar narrativas falsas que coloquem em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral”, aponta outro trecho da carta.

Aprimoramento

Além das medidas relacionadas à integridade do processo eleitoral, os presidentes dos tribunais também defenderam o fortalecimento da cooperação entre os TREs e o aprimoramento da gestão administrativa e judiciária da Justiça Eleitoral.

Segundo o documento, a atuação dos tribunais deve priorizar a eficiência na gestão pública, o uso racional dos recursos e a implementação de iniciativas voltadas à inovação institucional.

A Carta do Recife foi assinada pelos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais após o encerramento do encontro realizado na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), com abertura solene no Tribunal de Justiça de Pernambuco. O documento passa a orientar as ações da Justiça Eleitoral em todo o país no período preparatório para as eleições de 2026.

Com informações TSE

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais