23.5 C
Jacobina do Piauí
8 de maio de 2024
Cidades em Foco
EsportesGeralPiauí

Presidente do Flamengo-PI é investigado por oferecer ‘mala branca’; Áudio narra negociação

Foto: Divulgação/ FlamengoEC

O Flamengo do Piauí segue sendo ampliando seus capítulos na esfera judicial. O clube que acumula na temporada 2022 o rebaixamento no Estadual e uma investigação em torno de suposta manipulação de jogos, agora tem mais um inquérito na Polícia Civil – Deccorterc, com delegado João José Pereira (JJ), por suposta ‘mala branca’, no caso, é por ter oferecido incentivo financeiro aos jogadores do River no ano de 2020. Os dois clubes estão prestando esclarecimentos sobre o caso.

André Russo, representante do grupo ‘Por Um Novo Flamengo’ levou até a Polícia Civil um áudio em que o atual presidente do Flamengo-PI, Rubens Gomes, assume ter pago um valor para que o River vencesse o Timon na última rodada da primeira fase do Piauiense, na ocasião uma vitória do Timon salvaria o time do rebaixamento e coloca o Flamengo entre os rebaixados da temporada. A partida encerrou 1 a 1. O empate era o suficiente para manter o Fla-PI na Série A do Estadual.

Diálogo entre André Russo e o presidente do Flamengo-PI, Rubens Gomes:

André diz: “Você só monta time para disputar campeonato, Rubens? Três anos consecutivos. Primeiro, o River salvou Flamengo na última rodada contra o Timon. Segundo foi campeonato de faz de conta e agora o Flamengo rebaixado. Não interessa o que aconteceu, quem são os responsáveis” 

Resposta Rubens: “Quem segurou o Flamengo na primeira divisão foi o próprio Flamengo, não foi o River não. Claro, moço, eu paguei. Eu paguei uma premiação, premiação para vocês não perderem para o Timon. Não boto para perder, mas para ganhar. Quem segurou o Flamengo foi o Flamengo”, se escuta no áudio. 

É importante lembrar que o futebol piauiense teve um caso praticamente idêntico. Em 2015, o então presidente do River, Elizeu Aguiar, através de áudio também confessou ter oferecido dinheiro ao Interporto vencer o Moto Club (jogo referente ao ano de 2014). O caso foi julgado pelo STJD e o presidente foi suspenso por 180 dias do cargo precisou pagar multa de R$ 30 mil reais.

O QUE DIZ O CÓDIGO BRASILEIRO:

Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 242 – A (Dar ou prometer vantagem indevida para influenciar o resultado de uma partida) e 243-A (atuar de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida). A punição poderia chegar a 360 dias.

O QUE DIZ O ESTATUDO DO TORCEDOR: 

41-D. Dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva: Pena – reclusão de dois a seis anos e multa.

41-E. Fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva.

Pena: Reclusão de dois a seis anos e multa

Até a publicação desta reportagem o presidente do Flamengo-PI não foi encontrado para prestar esclarecimentos*

Fonte: Pâmella Maranhão  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais