24.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Prefeitura de Picos lança IPTU exercício 2022 com desconto de até 10% dentro do prazo

Prefeitura Municipal de Picos - Foto: Cidades em Foco!

A Prefeitura Municipal de Picos, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças, lançou hoje, 12 de abril de 2022, as parcelas dos pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU, exercício 2022. O prazo máximo para a quitação do referido imposto é estabelecido até o dia 31 de agosto do corrente ano.

O IPTU é um imposto que incide sobre propriedade imobiliária, ou seja, recai em imóveis de qualquer natureza, seja residencial, predial, comercial, industrial e terreno. Os usuários que quitarem seu IPTU dentro do prazo estabelecido, até o dia  31 de agosto deste ano,  terão 10% de desconto na parcela única.

Caio Felipe., Secretário de Municipal de Finanças

“Estamos com uma equipe que vai de casa em casa entregar o boleto e os Correios irão fazer a complementação da entrega. O IPTU é lançado em cotas, a primeira vencendo no dia 30 de junho, a segunda dia 31 de julho e última dia 31 de agosto. Se o contribuinte pagar a primeira cota até o dia 30 de junho, de forma integral, estamos concedendo um desconto de 10% em cima dessa cota integral”, explica o Secretário de Municipal de Finanças, Caio Felipe.

Atualização cadastral

Caso o contribuinte tenha alguma pendência cadastral referente ao IPTU, se faz necessário que o mesmo se dirija à Secretaria Municipal de Finanças para sua devida regularização. A emissão dos boletos pode ser realizada de forma on line, isto é, através da página da Prefeitura Municipal de Picos, no endereço eletrônico www2.picos.pi.gov.br.

Já para o pagamento dos boletos, o contribuinte pode fazê-lo na Caixa Econômica e Banco do Brasil, assim como seus respectivos correspondentes bancários. Lembrando que o prazo máximo é até o dia 31 de agosto.

Benefícios sociais

Segundo expressa Constituição Federal, parte do valor arrecadado do IPTU é destinado para obras de infraestrutura e pavimentação. Logo, gera empregos e melhoria para a cidade e a sua locomoção, além de benefícios que melhoram diretamente a Educação, entre outros.

Nesse sentido, o Secretário de Finanças, Caio Felipe, esclarece que os dividendos oriundos do IPTU auxiliam na composição de recursos que serão aplicados no município, visando  garantir melhorias sociais e estruturais para a sociedade como um todo.

“Em termos gerais, o IPTU é como se fosse um salário para a Prefeitura. É com esse salário, digamos assim, que podemos fazer algumas atividades, como por exemplo, o repasse na Educação, é utilizado do IPTU para complementar esse valor. Ou para melhoria da Saúde, por exemplo, a ampliação de uma UBS. Mesmo como emendas, mesmo com recursos próprios, existe a contrapartida do Município, e essa contrapartida vem de nossas receitas próprias, inclusive o IPTU é umas delas”, pontua o gestor.

Fonte: CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais