Diante do enfrentamento a pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem desde o mês de março, desenvolvendo diversas ações e adotando todas medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos competentes, buscando conciliar as ações de saúde tanto no combate a disseminação da Covid 19 como para os demais agravos, respondendo às situações de saúde já existentes e as que vão surgindo no dia a dia.
Dentre as ações desenvolvidas a prefeitura de Patos do Piauí adquiriu testes rápidos para somar aos que o município recebeu do governo e em conjunto com a Secretaria de Saúde estão priorizando a realização de testes rápidos aos profissionais que trabalham diariamente no enfrentamento ao coronavírus.
Segundo a secretaria de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha como é conhecida, a aplicação de testes rápidos aos profissionais que estão na linha de frente de atendimento aos pacientes, gera segurança e transparência tanto para a população quanto para os próprios profissionais.
“Os Testes Rápidos Sorológico para detecção do novo coronavírus (COVID-19) estão sendo realizados nos Servidores Públicos Municipais e terceirizados que estejam desenvolvendo as suas atividades de forma presencial e usuários do Sistema Único Municipal de Saúde, seguindo os seguintes critérios:
– Profissionais de Saúde;
– Profissionais de Segurança Pública;
– Demais Servidores Públicos Municipais e terceirizados cujas atividades sejam consideradas essenciais;
– Pacientes enquadrados nas normas técnicas emitidas pelos órgãos estaduais e federais;
– Pessoas oriundas de regiões endêmicas e que mantiveram contato direto com paciente que tenha testado positivo para a COVID-19.”
Até o momento foram testados: 10 ACS, 06 ACE, 06 enfermeiros, 01 medica, 14 técnicos de enfermagem, 7 motoristas, 15 profissionais (atendentes, serviços gerais, vigias), 4 Profissionais da segurança (PM), 14 pessoas oriundas de locais endêmicos e 02 pacientes que se enquadraram nas normas técnicas. Totalizando 79 testes realizados e todos com resultado negativo.
As equipes estão realizando ações de busca ativa de casos de pacientes com síndrome gripal e de pessoas que estão vindo de outras cidades , notificando (isolamento domiciliar 14 dias), orientando e monitorando para detecção de possíveis casos que venham a ser confirmados ou descartados através da realização dos testes rápidos.
Estamos trabalhando, de forma continua, todas as ações e recomendações de segurança, lembrando sempre da importância do isolamento social, do uso de máscara, da higienização das mãos, das regras de distanciamento e com a observação de todos esses cuidados, até o momento, graças a Deus, não houve no nosso município casos confirmados. Contando com a colaboração da população e confiando em Deus, esperamos não contabilizar nenhum caso.