30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Prefeitura de Barras decreta situação de emergência após rio atingir nível de alerta e cidade ficar alagada

Rio Marathaoan, em Barras, no Norte do Piauí — Foto: TV Clube

O prefeito de Barras, Edilson Sérvulo de Sousa (PSD), decretou situação de emergência do município após o Rio Marathaoan atingir nível de alerta e a cidade ficar alagada. O decreto foi publicado no Diário dos Municípios desta segunda-feira (20). A meteorologia aponta mais chuvas para os próximos dias na região.

A partir do decreto, também foi criado de forma interina o Gabinete de Crise para atuar junto a Defesa Civil durante o período de emergência da enchente dos rios Marathaoan e Longá, que deverá ser regulamentado por meio de portaria.

O prefeito autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Gabinete de Crise, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Além da convocação de voluntário para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

O decreto entrou em vigor e terá vigência de 180 dias, podendo ser prorrogável por igual período.

Segundo o relatório do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o Rio Marathaoan está com 3,81 metros de profundidade, 39 centímetros abaixo da cota de Inundação. Por isso, os técnicos do CPRM, que fazem o monitoramento, alertam as autoridades para que se adiantem com ações para proteger as populações que vivem à margem do rio.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais