O prefeito municipal de Oeiras, Dr.Hailton Alves, convocou na noite desta quinta-feira, 09, coletiva de imprensa para denunciar um rombo de 70 milhões de reais deixados pela gestão do ex-prefeito de Oeiras, Zé Raimundo (PSD).
A situação envolvendo a denúncia do novo gestor sobre uma dívida de 70 milhões de reais na Prefeitura de Oeiras chama atenção, principalmente pela gravidade do montante envolvido e as possíveis implicações para a administração pública local.
IRREGULARIDADES
O prefeito informou entre as irregularidades a falta de pagamento da folha de dezembro de 2024 dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, retenção de empréstimos consignados e não repasse aos bancos, além da previdência oficial dos funcionários não paga nos meses de novembro e dezembro de 2024.
“É um descaso inadmissível com os servidores e com as finanças públicas. Quem pagou suas contribuições ou parcelas de empréstimos não deveria passar por esse tipo de constrangimento. Essas práticas não são apenas irresponsáveis, são criminosas, e tomaremos todas as medidas legais necessárias para responsabilizar os culpados”, afirmou Dr. Hailton durante a coletiva.
FPM
Dr. Hailton informou que, devido a essa situação, o Fundo de Participação do Município (FPM) foi bloqueado em 09 de janeiro. No entanto, a assessoria jurídica conseguiu reverter a decisão e liberar os recursos do Fundo para liberação na sexta-feira, dia 10, de janeiro.
DÍVIDAS
Ainda de acordo com o prefeito, no final da gestão do prefeito Zé Raimundo, houve parcelamento de uma dívida federal no montante de 42 milhões em 60 meses, com a primeira parcela de R$ 488 mil vencendo em 30 de janeiro de 2025. Somam-se a isso parcelamentos do INSS, precatórios e financiamento do Projeto Avançar Cidades, totalizando mais de um milhão de reais em parcelas mensais, inviabilizando a administração pública.
Órgãos de Controle
O prefeito afirmou também que assessoria jurídica do município está acionando os órgãos de controle para denunciar as irregularidades e responsabilizar os culpados pela atual situação financeira do munícipio de Oeiras.
GESTÃO
De acordo com o prefeito, uma dívida desse tamanho afeta diretamente os serviços e a capacidade da prefeitura de cumprir com suas obrigações financeiras, como pagamento de servidores, fornecedores e execução de projetos.
COMPROMISSO
O prefeito reafirmou seu compromisso com a transparência e garantiu que, mesmo diante das adversidades, sua gestão está empenhada em reorganizar as contas públicas e assegurar a retomada do desenvolvimento do município.
“Este é um momento de unir esforços para superar os desafios deixados pela gestão anterior. A população de Oeiras merece respostas e um futuro diferente. Vamos trabalhar para isso com responsabilidade e seriedade”, concluiu o prefeito.
Fonte: Folha Oeirense