O prefeito de Santa Cruz do Piauí, na pessoa do gestor Francisco Neto, determinou a paralisação das atividades e serviços públicos prestados pela municipalidade no dia 30 de agosto de 2023, dia instituído pelos gestores municipais piauienses para uma manifestação em Teresina buscando pressionar o Governo Federal para solução do impasse financeiro. Segundo o decreto, os serviços da educação, saúde e limpeza pública funcionarão normalmente.
A decisão do executivo municipal leva em consideração a acentuada queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de julho de 2023 em comparação ao período de 2022, o que causou desequilíbrio nas contas públicas, bem como a manutenção do nível de queda no repasse de agosto em relação a 2022, o que acentuou a grave situação financeira do Ente.
Além disso, a prefeitura ainda considera o atraso no repasse dos valores das emendas ao orçamento proposto pelos parlamentares, aumento percentual das despesas do Ente desde janeiro de 2023 (especialmente saúde e educação), bem como a falta de recursos públicos impedindo a cidade de executar as propostas e a necessidade de deixar a população integrada no assunto.