22 C
Jacobina do Piauí
16 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Pré-candidatos a prefeito e vice são condenados e multados por propaganda antecipada em cidade do Piauí

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) condenou, nesta terça-feira (21), o pré-candidato a prefeito de Piracuruca, Marcelo Jatobá (PSD), e a vice, Eduardo Lima (PSD), a uma multa de R$ 10 mil cada um por propaganda eleitoral antecipada.

A decisão acatou parcialmente o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, e reformou a sentença do juiz da 21ª Zona, Stefan Oliveira Ladislau, que havia julgado pela improcedência da representação na primeira instância.

Na representação, ajuizada pela Federação Brasil da Esperança e pelo Partido dos Trabalhadores (PT), alegou-se que os pré-candidatos patrocinaram um café-da-manhã com a distribuição de alimentos e brindes, como camisetas e bonés padronizados com o nome do pré-candidato e nas cores do seu partido.

Além disso, apontou-se que houve divulgação de “jingle” nas redes sociais para promoção do ato, bem como o fato do evento de pré-campanha ter contado com a participação de “cantores/bandas/sanfoneiros”, caracterizando a realização de um “showmício”, que é proibido pela legislação.

Ao votar favorável à condenação dos pré-candidatos, o juiz Lirton Nogueira Santos, relator do processo, afirmou que as fotografias e vídeos presentes nos autos do processo comprovaram a prática de propaganda antecipada irregular.

Cidadeverde.com não conseguiu contato com os pré-candidatos condenados pelo TRE-PI, mas o espaço permanece em aberto para eventuais posicionamentos acerca da decisão da Corte Eleitoral.

Por Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais