35.7 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauíPicos

Picos realiza 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com foco em igualdade e participação democrática

Nesta sexta-feira (25), o município de Picos sediou a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada no Teatro Sávio Barros. O evento reuniu representantes de diversas entidades públicas, movimentos sociais, lideranças comunitárias e membros do poder legislativo, com o tema central: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas!”

A conferência representa uma etapa essencial no processo de mobilização e escuta popular, preparando o município para a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, e também para a 5ª Conferência Nacional, prevista para setembro, em Brasília.

Entre os destaques da programação, a presença da secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, que proferiu uma fala contundente sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil e no Piauí:

“Estamos em um momento de reconstrução das políticas públicas para as mulheres em âmbito nacional. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil pode levar até 130 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres. Mesmo com maior qualificação, as mulheres continuam ocupando menos de 30% dos espaços profissionais. Nas áreas tecnológicas, essa desigualdade é ainda mais acentuada. Não se trata apenas de capacitação, mas de uma estrutura patriarcal que nos atravessa e nos violenta diariamente.”

A gestora também destacou avanços promovidos pelo Governo do Estado, como a expansão da Patrulha Maria da Penha, o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira de Teresina, e o processo de instalação de novos Centros de Referência em municípios como Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e, futuramente, Piripiri.

“Esses espaços são fundamentais para o acolhimento e a proteção das mulheres em situação de violência. Também estamos investindo em autonomia econômica, com a entrega de lavanderias comunitárias em parceria com movimentos sociais. Pequenas iniciativas como essa têm grande impacto na vida das mulheres”, completou Zenaide.

O secretário municipal de Assistência Social, Luzifrank, ressaltou a importância da conferência como espaço de participação popular e de formulação de políticas públicas mais eficazes:

“Esse momento é fundamental porque coloca as mulheres no centro da discussão sobre as transformações sociais. A conferência é democrática e participativa, e representa mais que um evento simbólico — é um instrumento para ouvir a população e planejar ações concretas que impactem positivamente a vida de tantas mulheres, principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade. O poder público precisa ouvir, acolher e transformar essas demandas em políticas de fato. É esse o compromisso da nossa gestão.”

A conferência também contou com a participação da secretária do Conselho Municipal da Mulher, Beel da Silva, uma das organizadoras do evento, que falou sobre as principais pautas levantadas pelas participantes:

“Nosso foco é dar visibilidade às reais necessidades das mulheres de Picos. As principais reivindicações estão ligadas à ampliação dos serviços de saúde com perspectiva de gênero, ao fortalecimento dos mecanismos de proteção contra a violência, à valorização das trabalhadoras rurais e ao acesso à capacitação e autonomia financeira. Essa conferência é um espaço de escuta, mas também de construção coletiva para políticas públicas mais eficazes e inclusivas.”

Com forte presença dos movimentos sociais, a 5ª Conferência reafirmou o papel de Picos na defesa da igualdade de gênero e no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, como um caminho para uma sociedade mais justa e democrática.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais