26.1 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí ultrapassa os 50% da população com imunização completa contra a Covid-19

Vacina - Foto ilustrativa / Cidades em Foco

Painel de monitoramento da vacinação contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), aponta que o Piauí já ultrapassou os 50% da população com a imunização completa, ou seja, os piauienses já tomaram a primeira e segunda dose ou dose única dos imunizantes disponíveis contra o vírus.

Os números são do Vacinômetro desta segunda-feira (08), e mostram que 1.696.382 pessoas completaram o esquema vacinal, ou seja, 51,70% da população. O painel detalha ainda que ao todo foram aplicadas 4.161.945 doses em todo o estado e que 2,46% das pessoas já receberam a dose de reforço.

Primeira dose no Piauí

O estado já atingiu 100% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a Sesapi, 2.329.446 pessoas no estado receberam a 1ª dose.

Já em relação a 2ª dose ou dose única, a Sesapi informou que o percentual de aplicação no Piauí já chega a 70%, totalizando 1.533.868 pessoas acima de 18 anos.

Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os cálculos do Ministério da Saúde nos estados são feitos a partir do número de pessoas aptas a serem vacinadas. No caso, a população acima de 18 anos, como estava inicialmente previsto. Como a vacinação dos adolescentes foi incluído depois no PNI, ainda não consta nessa estatística.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, é importante que a população procure as unidades de saúde para se imunizarem. “Pedimos à população que conclua seu esquema vacinal porque só assim vamos todos ficar protegidos da doença e conseguir controlar a pandemia no estado,”, diz.

As vacinas utilizadas no Piauí são a CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson. Até agora, o Ministério da Saúde entregou 4.934.910 imunizantes ao estado. Outras 200 mil doses foram adquiridas pelo Governo do Piauí.

A Sesapi informa ainda que no SI- PNI, o cálculo é feito em cima da população vacinável acima de 18 anos. Já no vacinômetro, o cálculo é feito em cima da população geral do estado, por isso, existe uma diferença nos números entre os dois sistemas.

Vacinação em Teresina 

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), segue realizando drives-thru e agendamentos para a aplicação das segundas doses dos imunizantes disponíveis contra a Covid.

Hoje (08), pessoas com a segunda dose das vacinas AstraZeneca e CoronaVac marcada até o dia 14 de novembro ou que estão com essa dose em atraso, podem se dirigir a quatro pontos de drive, no horário de 14h as 17h.

Com informações da Sesapi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais