23.5 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2025
Cidades em Foco
Conceição do CanindéDestaqueGeral

Piauí segue com altas temperaturas e com chuvas só na 2ª quinzena de novembro, diz climatologista

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (7), o climatologista Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI) afirmou que existe a possibilidade de algumas cidades piauienses registrarem chuvas nos próximos dias, porém, a tendência na maior parte do território ainda é de altas temperatura.

Segundo o especialista, neste momento as chuvas são de pequeno volume e se concentram na região do MATOPIBA, na divisa com o Maranhão, Tocantins e Bahia, no Sul do estado. “Chuva bastante pontual, muito abaixo da média. No mês de novembro, considerando o Piauí, a chuva oscila entre 40mm e 70 mm, que são volumes modesto”, destacou Costa.

Exemplo deste cenário de altas temperaturas, seis cidades piauienses ficaram entre as dez mais quentes do país nesta quarta-feira (6), conforme o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Castelo e Oeiras, os termômetros marcaram 40°C, enquanto que em Picos, Piripiri, Campo Maior e Alvorada do Gurguéia o índice variou entre 38°C e 39°C. 

Foto: Reprodução

“As temperaturas se manterão elevadas. A única constância que teremos nesse cenário, que para o homem do campo é dramático, é de temperaturas elevadas e essas temperaturas podem, naturalmente, ser gatilhos para formação de algumas nuvens isoladas”, declarou Werton Costa, que ressaltou a tendência do aumento das precipitações em outras regiões do estado.

Isso porque, segundo o climatologista, os modelos matemáticos apontam para a possibilidade das chuvas, que se concentram no Sul piauiense, chegarem ao Centro-Norte a partir da segunda quinzena do mês de novembro. “Vamos começar a ver um espraiamento maior dessa chuva, ela vai chegar na  faixa do médio parnaíba, segundo os modelos, e poderá, quem sabe, chegar à capital”, disse.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais