18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Piauí regulamenta regras do ICMS para transferências interestaduais

Governador Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles (PT) publicou decreto que regulamenta, no Piauí, o novo convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) acerca do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para transferências interestaduais entre estabelecimentos do mesmo titular.

A regulamentação, feita através do Convênio ICMS 178/23, é uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Declaratória de Constitucionalidade 49.

Na prática, quando ocorrer a transferência de uma remessa interestadual de bens e mercadorias entre estabelecimentos pertencentes à mesma titularidade, ou seja, que têm o mesmo dono, é obrigatória a transferência do crédito do ICMS do estabelecimento de origem para o estabelecimento de destino.

Assim, quando uma empresa envia produtos de um de seus estabelecimentos para outro em um estado diferente, o ICMS pago na nota fiscal de transferência deverá ser deduzido, para fins de cálculo no estado de destino.

 O objetivo é que o imposto já pago na origem seja utilizado para compensar o valor devido na destinação dos bens ou mercadorias, evitando uma tributação dupla sobre a mesma operação.

“A apropriação do crédito atenderá as mesmas regras previstas na legislação tributária da unidade federada de destino aplicáveis à apropriação do ICMS incidente sobre operações ou prestações recebidas de estabelecimento pertencente a titular diverso do destinatário”, descreve o decreto.

Falta de consenso entre estados

Em outubro do ano passado, houve uma tentativa de regulamentar a questão, mas, esse convênio não foi ratificado pelo estado do Rio de Janeiro. Quando um estado não ratifica um convênio desse tipo, isso pode impactar o quórum necessário para que o convênio entre em vigor.

Por Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais