18 de abril de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralInternacional

Piauí é premiado em desafio de tecnologia para segurança pública em Brasília

Fotos: CCOM

A inovação e a tecnologia piauiense seguem ganhando espaço nacionalmente. O Piauí foi um dos premiados no 1º Hackathon de Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública, realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

O projeto Rastreamento: Sistema de Objetos Roubados (Rasor) conquistou o 3º lugar na categoria ‘Sistemas de Rastreamento de Objetos Roubados’ e a equipe recebeu uma premiação no valor de R$ 2.500. Os integrantes da equipe são membros da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).

A ideia piauiense premiada é um sistema que possibilita o acompanhamento de bens roubados, desde o registro do Boletim de Ocorrência (BO) até a restituição ao verdadeiro dono. A ferramenta utiliza big data, blockchain e inteligência artificial, promovendo mais eficiência na recuperação de objetos e fortalecendo a segurança pública.

O analista de sistemas da Etipi, Ramon Abreu, explica que a experiência no hackathon foi intensa e desafiadora. “Passamos três dias, em Brasília, em um ambiente de imersão, participando de palestras e desenvolvendo a nossa proposta. No pitch final, mostramos as funcionalidades do projeto em operação. Nossa plataforma permite que o cidadão registre um BO, adicione características do objeto roubado e integre com notas fiscais, tudo operando via blockchain para garantir a segurança e descentralização dos dados”.

A conquista reforça o compromisso da Etipi e da SSP com o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que impactam diretamente a segurança pública e trazem mais eficiência ao serviço prestado à população.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais