A Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) promoveu, nesta sexta-feira (21), uma reunião para tratar sobre a disputa da IV Copa AMVI. O encontro ocorreu na cidade de Marcolândia-PI, no auditório da Escola Valdir Tintiliano de Sousa, contando com a presença de representantes, prefeitos e secretários.
O momento contou com a presença dos prefeitos Corinto Matos (Marcolândia), Filipe Gonçalves (Caldeirão Grande do Piauí), Clei Carvalho (Caridade do Piauí), Molão (Acauã), Jônathas Noronha (Belém do Piauí), Wiliane Kelly (Padre Marcos). Ao todo, 16 seleções da região do Vale do Itaim irão participar da competição.
Na oportunidade, foi discutido o calendário da competição para o ano de 2025 e realizado o sorteio com o duelo dos times. Após a definição, a abertura será realizada em 3 de maio, com o confronto entre Acauã x Betania do Piauí.
A Copa AMVI terá uma premiação de R$ 80 mil distribuídos entre os competidores, em bonificações coletivos e individuais. Idealizador do projeto, ex-presidente da APPM e ex-prefeito de Caridade do Piauí, Toninho elogiou a administração de Dr. Corinto e relembrou o título de Paulistana na Supercopa APPM para valorizar o futebol amador da região
“A AMVI vem crescendo a cada ano, se mostrando competitiva e demonstrando como nosso futebol amador é forte. A população terá entretenimento aos finais de semana, vamos oxigenar a economia e integrar os municípios, que é o que mais nos traz satisfação. Nossos gestores gostam do esporte e fazem por amor”, declarou.
Prefeito de Marcolândia e presidente da AMVI, Dr. Corinto reforçou o compromisso em dar continuidade ao torneio em sua gestão, além de reconhecer a importância do esporte para o município nos setores econômicos e sociais pois, além de promover a saúde e o esporte, integra a região e fortalece a economia.
“Temos o compromisso e responsabilidade de seguir essa belíssima copa que integra todos os municípios. São municípios irmãos, com as mesmas dificuldades e o mesmo amor pelo esporte que muda a vida das crianças e empolga toda a população. Desejo muita sorte a todos os participantes e reafirmo que a AMVI está de portas abertas”, afirmou.
A Copa AMVI é um pré-requisito para a participação na Supercopa APPM. O coordenador da competição piauiense, Manelão, agradeceu a parceria com o governador do Piauí Rafael Fonteles, Federação Piauiense de Futebol e a Secretaria de Esporte do Piauí.
“É uma satisfação estar no território, até porque a Supercopa nasceu através de uma idealização do nosso padrinho Toninho e, hoje, se torna um calendário do estado do Piauí. A Copa de 2025 tem tudo pra ser uma das maiores, porque as cidades, prefeitos e secretários estão unidos para fazermos uma grande Supercopa APPM”, contribuiu.
O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí e vice-presidente da AMVI, Filipe Gonçalves reforçou a importância da competição para os moradores apaixonados por esporte e relatou suas expectativas positivas para que a edição será exitosa.
“É uma copa que mexe com a emoção de todas as torcidas e todas as pessoas que gostam de torcer pela sua cidade. Isso valoriza o esporte amador da nossa região, traz entretenimento, cultura e lazer. Não tenho dúvidas que será muito maior que as anteriores e seu trabalho [Dr. Corinto] será reconhecido ao final. Conte comigo”, disse.
Atual prefeito de Caridade do Piauí, Clei Carvalho acompanhou todo o processo e pontuou que a seleção do município está preparada para demonstrar o potencial de ser competitivo durante as partidas. “Estaremos lá para apoiar e dar o pontapé inicial nesse campeonato tão importante, que injeta as finanças dos municípios. É um momento de grande importância e nossa seleção está preparada e competitiva”, reforçou.
SELEÇÕES PARTICIPANTES
A Copa AMVI recebe a participação de 16 times, divididos nos grupos A, B, C e D. Confira abaixo a relação completa após o sorteio.
Grupo A: Acauã, Betânia do Piauí, Queimada Nova e Jacobina;
Grupo B: Paulistana, Patos, Jaicós e Massapê;
Grupo C: Caridade do Piauí, Marcolândia, Curral Novo e Caldeirão Grande;
Grupo D: Padre Marcos, Belém do Piauí, Francisco Macedo e Simões.