18 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralOeiras

Pessoas que fazem quimioterapia e hemodiálise terão atendimento prioritário em estabelecimentos do Piauí

Pessoas que fazem quimioterapia e hemodiálise passam ter atendimento prioritário em estabelecimentos do Piauí - Divulgação/Ministério da Saúde

A partir de agora, as pessoas que fazem tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizam bolsa de colostomia terão direito a atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados do Piauí. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Marden Menezes (PP), foi sancionado pelo governador Rafael Fonteles e se tornou lei estadual. O texto foi publicado no Diário Oficial e já está valendo em todo o território.

De acordo com a nova lei, fica garantido às pessoas que realizam tratamentos como quimioterapia hemodiálise e que usam bolsa colostomia o atendimento na fila de prioridade de bancos, casas lotéricas, supermercados, hipermercados e/ou congêneres. Este atendimento prioritário sé é válido, no entanto, no período em que estiver sendo realizado um ou mais dos tratamentos elencados no texto.

A lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação.

No Brasil, a prioridade no atendimento a pessoas que fazem hemodiálise, quimioterapia, radioterapia ou que usam bolsa de colostomia é garantida por leis estaduais e municipais. Não há uma lei nacional que trate do assunto, mas o Piauí não é o primeiro estado a adotar a medida. Em Minas Gerais, por exemplo, o município de Várzea Grande garante, em lei municipal, este direito e o estende também a outros tratamentos de saúde como ileostomia, urostomia, gastrostomia e traquestomia.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais