27.2 C
Jacobina do Piauí
8 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Operação prende 11 pessoas suspeitas de roubar animais para vender para açougues no Piauí

Foto: RevistaAZ

A Polícia Civil em Esperantina, a 146 km de Teresina, deflagrou nesta terça-feira (18), a Operação Autólicos dos Cocais, e prendeu 11 pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa especializada no furto de animais, venda e receptação. Três donos de açougue foram presos e são investigados por envolvimento no esquema, por receberem os animais roubados, entre eles vaca e porco.

Os policiais deram cumprimento a 12 mandados de busca e 11 de prisão, que foram todos cumpridos. Os investigados serão denunciados pelo crime de organização criminosa, furto de animais e receptação qualificada. Mais pessoas estão sendo investigadas e podem ser presas.

O delegado Ayslan Magalhães, de Esperantina, informou que foram registrados 55 Boletins de Ocorrência sobre furtos de animais entre 2020 e 2021. Com as investigações realizadas, a Polícia Civil identificou dois esquemas atuando na região.

O primeiro era comandando por um homem identificado como Anderson, que já havia sido preso. “Conseguimos identificar dois esquemas por furto de animal e receptação qualificada por causa de alguns açougues aqui em Esperantina. No primeiro esquema o Anderson era o líder da organização criminosa, era ele que comandava e que fazia o elo entre os compradores e os alvos que iam para o campo furtar gado, ovelha e porco. Essa operação está na terceira etapa, a primeira foi com a prisão do Anderson, a segunda etapa foram presos o Zé Peinha e Gustavo e partir daí foram identificados os outros elementos”, explicou o delegado Ayslan Magalhães, da delegacia de Esperantina.

Foto: PC-PI

Já o segundo esquema identificado pela polícia era comandado por Gustavo, que atuava no roubo de animais no esquema que era liderado por Anderson. “Uma das pessoas que ia para campo [fazer o roubo dos animais] no esquema 1, era líder nesse esquema dois. Ele que fazia elo com mais três pessoas que iriam para o campo e compradores”, disse o delegado.

Foto: PC-PI

Na operação foram presos três donos de açougue por receptação qualificada em Esperantina, Luzilândia e Batalha, e está sendo investigado se eles participavam dos furtos.

“A partir do interrogatório vamos investigar se os donos do açougue participaram diretamente no furto de animais ou se eram apenas receptadores, e se sendo, vão responder por receptação qualificada, que pode ser de até 8 anos de prisão”, explicou o delegado.

A ação aconteceu com participação da Polícia Civil e Polícia Militar em Esperantina, além da Força Tática em Barras, Batalha, Matias Olímpio, Porto e Luzilândia.

Fonte: Bárbara Rodrigues / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais