23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Operação Átria: mais de 150 pessoas são presas no Piauí por violência contra a mulher

Operação Átria: mais de 150 pessoas são presas no Piauí por violência contra a mulher / Divulgação/Polícia Civil

Pelo menos 150 pessoas foram presas no Piauí neste mês de março, acusadas de violência de contra a mulher. As prisões foram efetuadas no âmbito da Operação Átria, que acontece em todo o Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça para combater a violência doméstica e fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas.

Aqui no Piauí a ação acontece desde o dia 01 de março. Foram efetuadas 158 prisões em flagrante e cumpridos 11 mandados de prisão preventiva. Ao todo, 169 pessoas foram detidas durante a Operação Átria. A polícia também requereu mais de 400 medidas protetivas de urgência.

“Uma operação como a Átria visa combater a violência contra a mulher a partir de ações repressivas e preventivas. Contamos com diversas ações educativas, fiscalizações de denúncias e cumprimento de medidas protetivas. É a demonstração de que não toleramos qualquer tipo de violência contra mulheres”, afirmou a delegada Bruna Verena, diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis no Piauí.

Por que Operação Átria?

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e aparece na bandeira do Brasil. O nome dado à Operação Átria faz alusão à posição de destaque da estrela e ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima.

Operação Átria investiga sete modalidades de crimes contra a mulher

Enquanto ação de combate e prevenção à violência contra a mulher, a Operação Átria investiga uma série de crimes, tais como feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação sexual, perseguição (stalking) e o descumprimento de medidas protetivas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública investiu mais de R$ 2 milhões em mais de 5 mil diárias de policiais civis e militares mobilizados para as ações de prevenção e de repressão que estão sendo realizadas em todo o Brasil.

Fonte: O Dia – Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais