Atendendo solicitação dos profissionais que militam no município de Paulistana, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, solicitará a implantação de uma Subseção Judiciária da Justiça Federal em Paulistana ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
O advogado Elpidio Cavalcanti Neto, natural e militante da cidade de Paulistana, esteve pessoalmente na sede da OAB na manhã de quarta-feira (27) para levar os reclames da classe e solicitar o apoio do presidente.
“Atualmente, Paulistana pertence à jurisdição de São Raimundo Nonato, o que torna o acesso à Justiça muito oneroso. Os operadores do direito e a população em geral necessitam percorrer mais de 400 km para ter acesso à tutela jurisdicional”. O advogado defende que desde 2003 a Justiça Federal encontra-se em um processo de interiorização em todo país, e a cidade possui condições de abrigar uma subseção, tendo em vista que é composta por 21 cidades. “Se formos comparar, a área da jurisdição da comarca de Paulistana é maior que o estado de Sergipe, inclusive”.
Willian Guimarães garantiu que levará o pleito à presidência do TRF da 1ª região. “Além da concentração de advogados, o município reúne profissionais do Piauí e Pernambuco. Tem potencial para receber a instalação desta subseção. São vários processos oriundos da cidade que hoje tramitam na comarca de São Raimundo Nonato e Picos, de onde é termo judiciário”, finalizou.
FONTE: Site OAB-PI