23.6 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

No segundo dia do Enem, gêmeos piauienses sonham com futuro em Direito e Medicina

Foto: Jailson Soares/ODIA

Neste domingo (10), mais de 80 mil jovens piauienses estão enfrentando o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os candidatos estão João Pedro Lima Portela e José Vitor Lima Portela, gêmeos piauienses que, lado a lado, compartilham o sonho de entrar na faculdade, cada um com um objetivo: João quer ser advogado e José, médico.

A família dos irmãos tem sido um importante apoio durante toda a jornada de preparação para o exame. Em uma entrevista ao O Dia, o pai dos meninos, Laércio Portela, explicou que a preparação é intensa desde o início do ano. “Estamos sempre vigilantes, cobrando e incentivando”, afirma.

Quando questionado sobre a liberdade dos filhos em escolherem seus cursos, Laércio diz que a escolha é deles. “O João quer Direito e o José escolheu Medicina. O que eles querem é o que prevalece”.

Para os irmãos, a presença e o apoio familiar têm sido fundamentais. ”Sem apoio, o estudante pode se sentir um pouco desamparado. Minha dedicação e o apoio deles me deixam mais confiante”, conta José.

João, por sua vez, destaca o suporte dos professores da escola. “Os professores nos ajudam muito, não só com os conteúdos, mas também com o apoio motivacional”, comenta João.

Durante a preparação, os irmãos ajudaram-se mutuamente, mesmo com interesses acadêmicos diferentes. Enquanto João se destacou nas áreas de Linguagens, José tinha mais afinidade com Ciências da Natureza.

“A gente estudava junto e discutia os assuntos em que cada um tinha mais dificuldade” explica João.

Para o pai, o importante é que os dois alcancem o sonho de entrar na faculdade. “Se Deus quiser, em janeiro, teremos um advogado e um médico na família.”

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais