22.4 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralJacobina do Piauí

Municípios do Piauí poderão receber selo de Mineração Sustentável

Mineração / Foto ilustrativa reprodção

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer) está firmando parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), para uma atualização dos dados de todo o potencial de produção de minério no estado, e com a Agência Nacional de Mineração (ANM) para monitoramento das atividades em operação.

Para ampliar o trabalho de mapeamento mineral, o Governo do Estado, através da Sedramer, irá promover o Selo de Mineração Sustentável, que será concedido aos municípios que fornecerem informações para o levantamento de dados da situação da exploração mineral dentro do seu território. Eles receberão benefícios sociais, econômicos, de infraestrutura, entre outros.

Os municípios deverão fornecer informações como a quantidade de empresas estabelecidas, o mineral que cada uma explora, a quantidade de trabalhadores, o diagnóstico das comunidades afetadas com poluição, como o transporte e o escoamento de produtos é realizado, a destinação dos resíduos e o índice de desemprego do município.

“Queremos incluir os municípios e seus gestores no trabalho de mapeamento da exploração mineral do estado, com o objetivo de direcionar as atividades já existentes para uma exploração sustentável que vai beneficiar empresas, população e meio ambiente,” explica a gerente de Mineração e Energias Renováveis da Sedramer, Cândida Macêdo.

Os municípios certificados com o Selo de Mineração Sustentável poderão ser beneficiados com a implantação de obras estruturantes, projetos de apoio, capacitações e outros investimentos, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis.

A gestora da Secretaria, Paula Sampaio, destaca que o Selo é mais um compromisso estabelecido pelo Governador Rafael Fonteles. “O Selo é umas das iniciativas da Sedramer para cumprir o Compromisso de Políticas Públicas CG019 do Governo do Estado, que consiste em elaborar e implementar políticas de desenvolvimento do setor de mineração, com uso de tecnologias sustentáveis, mitigação de impactos ambientais e mediação de conflitos sociais.”

Ccom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais