23 C
Jacobina do Piauí
17 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauíPolícia

Ministério da Justiça destina R$ 8 milhões para aquisição de câmeras corporais para a Polícia Militar do Piauí

Câmeras corporais para a Polícia Militar -Foto: Divulgação Agência Pará

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) aprovou o repasse de mais de R$ 8 milhões para o Governo do Estado do Piauí, destinado à aquisição de câmeras corporais para a Polícia Militar do Piauí (PMPI). O anúncio foi feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do edital de fomento à segurança pública.

Com o recurso, a PMPI poderá adquirir equipamentos modernos que permitirão implementar  o uso de câmeras corporais no estado. Atualmente, as câmeras são reconhecidas como uma tecnologia indispensável para reforçar a transparência nas abordagens policiais, proteger tanto os agentes quanto os cidadãos, e otimizar a apuração de ocorrências.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o investimento reflete o compromisso do Governo Estadual com o fortalecimento da segurança pública e a modernização da corporação.

“A implementação das câmeras corporais é um marco para a Polícia Militar, que agora passa a contar com um equipamento fundamental para promover mais segurança, tanto para a sociedade quanto para os nossos policiais. Esse investimento reforça nosso compromisso com a modernização e o respeito aos direitos fundamentais”, destacou.

A PMPI foi contemplada no edital dentro da categoria para estados com efetivo policial inferior a 20 mil agentes, concorrendo com outras unidades da federação. Os critérios definidos pela Senasp destacaram a viabilidade técnica do projeto apresentado pelo estado e a necessidade de modernização da segurança pública no Piauí.

A tecnologia das câmeras corporais é reconhecida por sua eficiência em reduzir conflitos, assegurar a transparência das ações policiais e melhorar a condução de investigações.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais